Regulação e Redes de Atenção à Saúde

5 votos

Regulação no setor saúde é uma ação complexa, compreende um considerável número de atividades, instrumentos e estratégias, considerando que o setor é composto por um conjunto de ações, serviços e programas de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e paliação, que incluem tanto cuidados individuais quanto coletivos e que requerem a atenção em distintos pontos de atenção à saúde ambulatoriais e hospitalares.

  • Regulação Ambulatorial

 

  • Regulação Hospitalar

Regular o acesso do usuário aos serviços do SUS significa prover, a partir da identificação da necessidade desse usuário, os recursos necessários para a assistência à sua saúde no tempo oportuno.

 

 

 

Secretaria Estadual da Saúde realiza a regulação do acesso aos leitos de UTI Neonatal, Pediátrico e Adulto por meio de uma central no Complexo Estadual Regulador. A central recebe a solicitação de uma vaga de UTI a partir do médico assistente de hospital que não possui leitos de terapia intensiva ou não dispõe de vaga no momento. A equipe médica da central classifica o risco, através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico, e procura, na rede do SUS, pelo serviço que atenda as necessidades do paciente. Identificada a vaga, o leito é reservado e disponibilizado ao hospital solicitante.

  • Urgência e Emergência

A sua principal Porta de Entrada no SUS são as Unidades Básicas de Saúde e a Estratégia Saúde da Família, onde grande parte dos problemas de saúde podem ser atendidos. Já os serviços de Urgência e Emergência são planejados para atender situações em que há necessidade de uma intervenção rápida (caso do SAMU 192) ou requer uma estrutura mais complexa que a dos postos de saúde, com disponibilidade de exames e intervenções (caso das UPAs 24h, pronto atendimentos e emergências hospitalares).