Obesidade infantil, câncer e agrotóxicos no leite materno nas defesas de mestrado na Fiocruz

6 votos

Na próxima sexta-feira, 29/4, serão realizadas três defesas de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict. Os estudos abordam temas como a produção científica brasileira sobre obesidade infantil, o discurso dos pacientes com câncer e a contaminação do leite humano por agrotóxicos.

Veja abaixo as informações e resumo das defesas.

 

Título: Obesidade Infantil: do contexto social à produção científica brasileira

Aluna: Camila da Silva Cruz

Orientadores: Profa. Dra. Cícera Henrique da Silva e Dr. Igor Pinto Sacramento

Banca:

Titulares

•    Dra. Maria Cristina Soares Guimarães – PPGICS

•    Dra. Giane Moliari Amaral Serra – UNIRIO

Suplentes:

•    Dra. Adriana Kelly Santos – PPGICS

•    Dra. Kizi Mendonça de Araujo – ICICT/FIOCRUZ

Data: 29/04/2016

Horário: 8h30

Local: Sala 215 do Prédio da Expansão

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo delinear um panorama da produção científica brasileira sobre a obesidade infantil, para que seja possível identificar os elementos estruturantes que compõem a produção do conhecimento científico sobre a temática no país. A doença é compreendida como um problema estabelecido ao longo dos anos, diante das transições culturais e alimentares que aconteceram na sociedade e que, por sua vez, a Ciência foi introduzida neste percurso posteriormente, como elemento teórico-metodológico e avaliativo para dar respaldo às ações, em especial no campo da saúde pública. Entende-se também que as estatísticas atuais e a perspectiva futura quanto à obesidade infantil são extremamente preocupantes. 

Para alcançar os objetivos delineados, o corpus de análise foi delimitado nos artigos de periódicos contidos em cinco fontes de informação: SciELO, Web of Science, Scopus, Medline e Lilacs. A expectativa é que esta dissertação possa contribuir, de alguma maneira, para o desenvolvimento de novas estratégias investigativas ou aperfeiçoamento dos programas e políticas públicas existentes, assim como possa ser entendida a importância de haver mais financiamento em pesquisa por parte do Estado com foco multidisciplinar, o que pode refletir diretamente na ampliação das mobilizações para o enfrentamento da doença no país.

 

Título: O discurso do Câncer: a produção de sentidos por pacientes em grupo de apoio

Aluna: Rita Rangel de Souza Machado

Orientadora: Profa. Dra. Maria Conceição da Costa

Banca:

Titulares

•    Dra. Janine Miranda Cardoso – PPGICS

•    Dra. Laisa Figueiredo Ferreira Lós de Alcântara – INCA

Suplentes:

•    Dra. Kátia Lerner – PPGICS

•    Dra. Ana Lúcia de Moura Pontes – ENSP/FIOCRUZ

Data: 29/04/2016

Horário: 10h

Local: Sala 213 do Prédio da Expansão

Resumo:

O câncer é uma doença crônica com altas taxas de incidência e mortalidade. São esperados, apenas para 2016, 600 mil casos novos de câncer no Brasil. Diante de sua relevância, estudos que envolvam essa doença são importantes para a sociedade. Esta pesquisa tem por objetivo, a partir da identificação de unidades de sentido produzidas por sujeitos em um grupo de apoio, compreender os discursos e os sentidos produzidos sobre o câncer nesse grupo. Como discussão teórica, pensa os sentidos relacionados ao câncer e o papel das políticas públicas, da comunicação e da informação em saúde tendo o câncer em perspectiva. 

Foi realizado um trabalho de campo, ao longo de três meses, no grupo de apoio a mulheres com câncer de mama que funciona na Associação dos Amigos da Mama de Niterói (Adama). Para tanto, utilizou-se a observação participante e o diário de campo como instrumentos de coleta de dados, sendo a análise de resultados realizada segundo os preceitos da análise de conteúdo e das construções de narrativas. Foi possível observar que existem muitos sentidos estigmatizados sobre o câncer, mas que, dentro do grupo de apoio, outros sentidos podem ser produzidos, como a valorização da vida, de si mesmo e do outro.

 

Título: O Veneno está na Mídia? A produção jornalística sobre o caso do leite humano contaminado por agrotóxicos

Aluna: Raíza Tourinho dos Reis Silva Lima

Orientadoras: Profa. Dra. Rosany Bochner e Profa. Dra. Janine Miranda Cardoso

Banca:

Titulares

•    Dra. Kátia Lerner – PPGICS

•    Dr. Josino Costa Moreira – PPGSPMA/ENSP

Suplentes:

•    Dra. Adriana Cavalcanti de Aguiar – PPGICS

•    Dra. Karen Friedrich – PPGVS/INCQS

Data: 29/04/2016

Horário: 14h

Local: Sala 215 do Prédio da Expansão

Resumo:

Esta dissertação se propõe a compreender a produção jornalística nos jornais impressos brasileiros sobre a divulgação dos resultados de um estudo que encontrou resíduos de agrotóxicos no leite humano em Lucas do Rio Verde (Mato Grosso), em 2011. Para tanto, analisamos os sentidos produzidos, os tipos de discurso evocados e o contexto noticioso sobre o que denominamos de caso do Leite Humano Contaminado em oito jornais de diferentes regiões brasileiras de portes variados, no período de 15 de março a 15 de maio de 2011. São eles: A Gazeta (MT); Diário de Cuiabá (MT); Diário do Nordeste (CE); Diário do Pará (PA); Folha de S.Paulo (SP); Estado de S.Paulo (SP); O Globo (RJ); Zero Hora (RS). Destes, somente metade – A Gazeta (MT); Diário de Cuiabá (MT); Diário do Nordeste (CE); Folha de S.Paulo (SP) – veicularam o caso na versão impressa. Para tanto, nosso olhar foi guiado pelos conceitos da Semiologia dos Discursos Sociais, de Milton José Pinto, e o aporte teórico de Mikhail Bakhtin, Eliseo Verón, Michel Foucault, Norman Fairclough, Eni Orlandi, Inesita Soares de Araujo, Janine Cardoso, dentre outros. 

Observamos na análise a existência de três tipos de discurso sobre agrotóxicos: o negativo (que denominamos do veneno); o positivo (o do remédio); e o do uso correto, que se detém ao manejo (uso abusivo) e características externas (se é falsificado, ilegal) destes produtos. Estes tipos de discursos estão vinculados a cinco perspectivas predominantes (econômica, agronômica, político-ideológica, ambiental e a da saúde) e às comunidades discursivas próprias. Os sentidos privilegiados em relação ao caso do Leite Humano Contaminado são o do leite materno como um alimento puro, imaculado, benéfico para a saúde do bebê e da presença de resíduos de agrotóxicos no leite como perigosa, arriscada e danosa à saúde da criança. Observamos que estes sentidos legitimam que o caso seja posteriormente utilizado como exemplo a ser evitado.