V Mostra HumanizaSUS de Santa Catarina: PARTICIPAÇÃO SOCIAL e RE ENCANTAMENTO DO SUS – INSCRIÇÕES ABERTAS

7 votos
A realização da Mostra faz parte do planejamento anual do Colegiado Gestor de Humanização em Santa Catarina.
Esta edição, como as anteriores, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde por meio da Superintendência de Planejamento e Gestão, Diretoria de Educação Permanente em Saúde, e Divisão de Humanização, representada pelo Colegiado Gestor Estadual de Humanização em Santa Catarina, e do Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (PNH).
 
Ainda sob o efeito do ano de conferências de Saúde que foi o ano 2015, com o tema da V Mostra visamos destacar as experiências de inclusão de gestores, trabalhadores e usuários nas práticas de gestão e atenção.
 
O SUS vem se consolidando desde o ano de 1990 em sua materialidade legal e colocando uma outr lógica para o enfrentamento das situações de saúde, diferente da lógica de mercado. E a participação social, que vem se mostrando cada vez a mais essencial no cotidiano dos serviços no âmbito do SUS, pode colaborar com o processo de re encantamento do Sistema.
 
Teremos dois temas dialogando com a Mostra este ano. Neste 18 de maio, dia nacional pela luta antimanicomial, não podemos deixar de fazer um chamamento a saúde mental coletiva e de demarcar nossa preocupação com os avanços necessários neste campo. A luta antimanicomial constitui-se em processo histórico de conquistas das políticas públicas de saúde e experiência ímpar na participação social, o que tem gerado novas tecnologias de cuidado. Desta forma, fazemos um convite especial para apresentação de experiências nesta área. De outra parte, a V Mostra de Humanização não pode se furtar à discussão sobre temas emergentes em saúde, como o da epidemia que o país enfrenta em relação a dengue, zika e chikungunya.
 
Mas, porque participação social? Como princípio doutrinário do SUS, estabelecido nas leis 8080/90 e 8142/90 e como prática, deve efetivar-se em ações de saúde no âmbito do sistema. Sobre o reencantamento, vamos deixar esta questão nos pôr a trabalho. Supomos que sempre é possível inventar algo novo, e a Mostra de experiências de humanização tem confirmado isto anualmente.
 
 
 
•  Data e local:
 
Data: 18 e 19 de maio de 2015
 
Local: Lages SC – UNIPLAC – Avenida Castelo Branco Nº 170 – Bairro: Universitário
 
•  Público-Alvo – Trabalhadores, gestores, usuários e estudantes com experiências na PNH, e em redes/movimentos sociais, conselhos.
 
Nº de participantes – 120 inscritos
 
 
 
Programação
 
 
•  Experiências:
 
Serão selecionados trabalhos para apresentação na modalidade oral (24 trabalhos) e pôsteres, realizados por profissional e/ou estudante, gestor e/ou usuário da área da saúde com experiências de humanização na gestão e na atenção do SUS e/ou em redes/movimentos sociais, conselhos em diversos âmbitos: Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
 
A Mostra se constitui da apresentação de experiências significativas vivenciadas no cotidiano do SUS levando em conta as diretrizes e dispositivos da PNH, e o tema que a convoca. Após a realização da inscrição como participante, poderá ser feita a inscrição da experiência. As experiências selecionadas receberão devolutiva em 08 de maio de 2016.
 
 
 
•  Eixos temáticos:
 
•  Tecnologias de inclusão nas práticas de Gestão e Atenção – trabalhos relacionados à: direito à saúde; inclusão social; ampliação da participação social; parcerias com movimentos; organização da sociedade civil.
 
•  Direito à Saúde e Mobilização Social – trabalhos relacionados à: modos bem sucedidos de educação popular visando à inclusão de sujeitos e movimentos; práticas integrativas e complementares, ouvidorias e demais tecnologias de escuta, comitês abertos, e outros movimentos de inclusão.
 
•  Participação Social e Situações Emergentes de Saúde – trabalhos relacionados a experiências com mobilização social para o enfrentamento de situações emergentes  e utilização de ferramentas de gestão que oportunizem a participação como a sala de situação com foco na discussão coletiva; rodas de conversa.
 
 
 
Critérios de seleção das produções – As experiências enviadas poderão entrar em duas modalidades: Oral e Pôster. A avaliação das experiências será realizada pela Comissão Organizadora da V Mostra, a qual observará os seguintes critérios: ter como base a Política Nacional de Humanização; ser pertinente com o tema proposto para a Mostra; colaborar como norteadora para o fomento de outras experiências no SUS, em função de elementos conceituais, metodológicos e estratégicos; colaborar para problematização, melhoria, avanço, inovação e/ou formulação dos dispositivos da PNH que colaboram com o “SUS que dá certo”, conforme documento base desta política.
 
 
 
•  Metodologia
 
Abertura seguida de mesa redonda com exposição dos conferencistas e discussão em plenária do tema central e eixos temáticos; rodas de conversa com apresentação das experiências na modalidade oral e pôster e partilhamento dos temas apresentados em cada roda de conversa.
 
•  Modalidade Oral: roda de conversa com os expositores dos trabalhos selecionados que terão 20 minutos para apresentação d a experiência, com mais 5 minutos para o debate.
 
•  Modalidade Pôster: Os pôsteres serão fixados na chegada, durante o credenciamento. No dia 19/05 d as 13: 0 0 a s 14:00 o seu expositor poderá permanecer junto ao Pôster para apreciação dos participantes da V Mostra.
 
•  Inscrições Online para participação na Mostra e inscrição de trabalhos
 
Período de inscrições: 01 de março a 04 de maio de 2016 para um total de 120 participantes, mediante o preenchimento da ficha de inscrição.
 
 
 
Email para contato: [email protected] e [email protected]
 
Telefone para contato: 36647244
 
 
 
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_textos_cartilhas_politica_humanizacao.pdf
 
 
Data: 18 e 19/05/16
 
Local: UNIPLAC – Lages – SC
 
Inscrições na pagina da SES – www.saude.sc.gov.br