Comitê Humaniza Médio Vale segue apostando na arte e cultura em favor da humanização da saúde!

6 votos

Chegou o dia de nosso primeiro encontro do ano de 2016!

 Os planos já foram traçados no final de 2015, nos cabe agora construir os arranjos que nos levarão a seguir na linha de trabalho com arte e cultura, com o intúito de dar visibilidade ao SUS que dá certo, promover humanização para usuários, trabalhadores e gestores do SUS , com especial atenção a saúde do trabalhador da saúde.

Nosos primeiros passos foram acolher a nova participante do grupo representando Guabiruba.

Em seguida Michele de Timbó nos propõe uma dinâmica aprendida a partir da experimetação com o VER SUS de Imperatriz no maranhão… mas esta é outra história que em breve estará por aqui.

Em roda, cantarolar uma música que vai contagiando e fazendo o coletivo vibrar na mesma sintonia. Foi um ótimo modo de começar nosso ano de trabalho.

Fabiana de Blumenau nos pede sugestões para ações com trabalhadores de saúde das diversas unidades de saúde em relação ao acolhimento de usuários idoso, mulheres e população LGBT. Este trabalho será realizado multiprofissionalmente relacionando conhecimentos das políticas públicas que envolvem estas populações tendo em vista alguns desafios que acontecem no dia a dia nesta relação entre equipes de saúde e estes usuários especificamente.

Muitas ideias siurgiram a partir da conversa do grupo: dramatizar situações recorrentes, tenda do conto de tralhadores e suas experiências em relação a este atendimento, dinâmica do fluxo e rede ( encaminha o usuários passa o fio formando a rede de atenção). Neste ponto também sugeriu-se que um profissional da roda vá apontando questões “esquecidas” pelo grupo e ou situações propositalmente provocadoras de conflitos para abrir o debate sobre as mesmas.

Enfim, disparadores das particularidades das equipes no dia a dia do seu processo de trabalho, revisão de valores e atitudes, debates sobre ética profissional e humanização da atenção e gestão em saúde, assim como fluxos e gestão das ações de saúde.

Assim vamos todos aprendendo em coletiv, uns com os outros, construindo um comum e reiterando nosso compromisso com  os princípios da PNH e do SUS.

Em seguida navegamos na nova RHS e revisitamos nossas publicações coletivas, em especial as últimas publicações da Mostra de vídeos realizada no final de 2015. A partir daí tivemos então a chance de navegar por toda a RHS explorando os espaços e conhecendo novas funcionalidade e possibilidades dentro da Rede.

Com isso, concluimos e reiteramos o compromisso do grupo em compartilhar estes conteúdos tanto do Show de Talentos do SUS, quanto da Mostra de Vídeos com as equipes de saúde dos diversos municípios e instituições que fazem parte deste coletivo. Além disso, atentamos também para importância de relatarmos nossas experiências e compartilharmos em rede, não só para possibilitar diálogos, mas ao mesmo tempo recebermos sugestões e novas ideias para nosso projetos.

Está em nossa programação a segunda edição do Show de Talentos do SUS em Pomerode/SC no dia 08 04 2016 (sexta feira). Diante disso, iniciamos o planejamento para esta ação de ativação dos talentos de gestores, usuários e com especial atenção aos trabalhadores, ja´que nosso plano é focar mais especiaficamente nos trabalhadores da saúde em relação a humanização das relações de trabalho e cuidados com sua própria saúde.

Mas não vamos contar tudo para não estragarmos as surpresas… aguardem!

Em seguida a Tatiana da Policlínica da FURB e eu compartilhamos com o grupo os detalhes da participação do nosso relato inscrito no concurso Inova SUS, desde a curadoria sobre o relato em si , assim como a valiação entre pares e os comentários recebidos , bem como se dará as demais etapas avaliativas. Estamos na expecativa, mas tem sido uma experiência bem interessante viver este processo ao mesmo tempo relato de experiência, ao mesmo tempo sendo avaliado e ao mesmo tempo interegindo com outras experiências do SUS.

https://novo.atencaobasica.org.br/relato/5267

 

Este foi nosso encontro inicail, muitos planos, muitas trocas e um futuro instigante!

Até mais ver!

Patrícia S C Silva