Osteoporose – 1 em cada 3 mulheres sofre dessa doença

11 votos

Em algum momento você já ouviu falar sobre essa doença em sua vida, sabe por que motivo? Simplesmente porque é uma doença muito comum, os dados acerca da osteoporose são preocupantes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o número de mulheres que sofrem com a osteoporose chega aproximadamente de 13% a 18% da população feminina mundial acima dos 50 anos, esse número é menor em relação à população masculina que os dados são de 3% a 6%.

O número de internações por causa da osteoporose é bem elevado o que acaba gerando um ônus relevante para o Estado, além do gasto em tratamento há também a situação da pessoa que sofre por causa dessa doença.É importante trabalhar com a prevenção e isso deve iniciar na infância que é a fase em que há formação dos ossos.

 

O que é osteoporose?

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a osteoporose como uma doença metabólica óssea sistêmica que tem como principal característica a diminuição da massa óssea e a deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, ou seja, como popularmente sabemos os ossos realmente ficam mais fracos e com isso o risco de quebrarem é bem maior.

 

Como tratar a osteoporose?

 

É recomendado que todas as pessoas que cheguem à fase da menopausa e andropausa ou que tenham mais de 60 anos procure seu médico para uma avaliação óssea.

Em casos indicados as pessoas poderão fazer um exame chamado de desintometria óssea que detecta o desgasto nos ossos dos pacientes. Como é de sabedoria popular, uma das principais formas de combate à osteoporose é a ingestão de alimentos com alto teor de cálcio e evitar alimentos com alto teor de proteínas, fósforo e sódio.

Além disso é importante a exposição aos raios solares nos horários permitidos, pois os raios ultravioleta é necessário para produção da vitamina D que é a que potencializa a absorção do cálcio pelos ossos. Deve-se também fazer atividades físicas regularmente e evitar quedas.

Há também outras possibilidades de tratamento com medicação, mas aí o responsável por isso seria um médico habilitado, pois nunca deve haver a automedicação.

 

Quais são os fatores de risco para a osteoporose?

 

Há três grandes fatores de risco para a osteoporose que são:

  • Menopausa: Quando a mulher para de menstruar diminui o nível de hormônio feminino no corpo (estrógeno) que é muito importante para manter a massa óssea.
  • Hereditariedade: Infelizmente a também o fator da hereditariedade, pessoas que tem o histórico familiar ligado a essa doença tem mais propensão também a tê-la.
  • Envelhecimento: Com o passar dos anos é natural a perda da massa óssea.
  • Obesidade e diabetes também são fatores de risco.

Quais alimentos são ricos em cálcio?

A principal fonte de cálcio é pelo leite e seus derivados, não apenas leite de vaca, mas leite de qualquer mamífero como cabra e búfala. Vale lembrar que a ingestão de cálcio e a exposição adequada aos raios solares deve-se iniciar na infância para a prevenção futura da osteoporose e outra coisa também é que a quantidade do consumo de cálcio varia de acordo com a idade.

O recomendado de cálcio por dia para uma pessoa adulta é de 1.200 mg/dia, aumentando para mulheres que estão no período da menopausa que é de 1.500 mg/dia.