Acolhimento

18 votos

download.jpg

A Política Nacional de Humanização busca colocar em prática os princípios do SUS nas ações e serviços de saúde e uma de suas diretrizes é o acolhimento, fator essencial na organização da porta de entrada de um serviço.
O acolhimento é reconhecer a necessidade de saúde do outro e deve ser construído de forma coletiva trazendo consigo confiança, compromissos e vínculos entre o paciente e a equipe da unidade de saúde. É fundamental a escuta dos trabalhadores aos usuários para que possam atender as demandas dos pacientes.
Em minhas buscas sobre as experiências da implantação do acolhimento encontrei esse aqui, sugiro que leiam:
https://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/2867/6809

"Para humanizar as relações em serviço é fundamental o estabelecimento de relações dialógicas que possam resultar em novos pactos de convivência que aproximem os usuários dos profissionais. Com o acolhimento o trabalhador passou a escutar mais o usuário, ficando responsável por desencadear algum tipo de resposta ao problema trazido por ele criando uma situação de maior envolvimento. A escuta e o diálogo estabelecidos com o acolhimento vêmpermitindo a construção de encontros solidários ao abrir possibilidades para satisfação das necessidades de saúde das pessoas (MOURA et al, 2013)."