FISIOPERALTAS

14 votos

fpiii.jpg

       É um grupo de acadêmicos do curso em bacharelado em fisioterapia, cujo objetivo é desenvolver tratamento fisioterapêutico de uma forma lúdica, voltada para crianças, os atendimentos são realizados uma vez por semana, onde utilizamos brinquedos e brincadeiras, através dos quais trabalharemos a estimulação sensorial, neurológica, motora, social, postural, linguagem e cognição. Com o intuito de auxiliar no tratamento convencional e melhorar a qualidade de vida do paciente pediátrico.

 

FISIO= FISIOTERAPIA

PERALTA= CRIANÇA ALEGRE/TRAVESSA

QUE SE VESTE DE UMA FORMA ENGRAÇADA

       

 

       As autoras do projeto são as acadêmicas Priscila Lima e Leilane Sousa que sob orientação da prof. mestra Christiane Xavier deram o ponta pé inicial para o seu desenvolvimento. Surgiu da vontade da acadêmica Priscila Lima em deixar um projeto em sua instituição de ensino que fosse voltado para fisioterapia e criança, batizado pela acadêmica Leilane Sousa de Fisioperaltas, o projeto foi idealizado e escrito pelas duas amigas quando elas cursavam o 5 º  período do curso (2014.1), sendo que, devido à protocolos e liberações tanto do hospital quanto da faculdade o seu desenvolvimento de fato somente ocorreu quando as acadêmicas cursavam o 6 º período ( 2014.2), as duas coordenaram o grupo sob orientação e supervisão da prof. Christiane Xavier até 2015.2, período em que se formaram. Atualmente o projeto é coordenado pelas acadêmicas Helena Maria e Nayra Martins que entraram na primeira seleção do grupo permaneceram na segunda seleção e por seu desempenho como excelentes Fisioperaltas foram convidadas e assumiram a coordenação do grupo. 

Nossas metas são:

• Melhorar a relação paciente-criança e profissional de saúde;

• Otimizar o tratamento fisioterapêutico.

 

fp_ii.jpg

         

       Utilizamos brincadeiras, músicas, tinta, fantoches, balões e fantasias em atividades coletivas e individuais para fins terapêuticos. Os encontros são realizados em um hospital infantil público de Teresina, 1 vez por semana, 4 semanas por mês, durante o período letivo no turno da tarde, os atendimentos são realizados de 2 formas:

1- Visitas individuais dos acadêmicos às enfermarias, nas quais realizamos  atividades leves com as crianças que não podem se retirar do leito (deambular).

2- Atividades em grupo com as crianças que podem ir ao espaço cedido pelo hospital.