Se eu não posso brincar, não é a minha luta! – 5 anos de Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

13 votos

se-eu-nao-posso-brincar.png

 

Se eu não posso brincar, não é a minha luta!

Passados 5 anos do I° Seminário Internacional a Educação Medicalizada, o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade completa meia década de existência e potência em um cenário em que experimentar e afirmar novas existências no mundo contemporâneo tornam-se cada vez mais importantes. 

 

arte5anos-02.png

2015 foi um ano de intenso trabalho. Além de participarmos de arenas das políticas públicas, como a XV° Conferência de Saúde, promovemos o nosso IV Seminário Internacional e reafirmamos nosso caráter político, tendo interferido diretamente na articulação que resultou na publicação das recomendações do Ministério da Saúde que orienta Estados e Municípios a publicarem protocolos para a dispensação de metilfenidato.

A ação segue a Recomendação n° 01/15 das Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul de Julho de 2015 que trata sobre a Medicalização de Crianças e Adolescentes.

E é por isso que temos muito a comemorar, sobretudo em nosso chamado de re-pensar as formas como as lutas políticas devem ser feitas: com alegria e criatividade.

Não se pode criticar o processo de medicalização da sociedade sem rediscutir os arranjos sóciopolíticos que reproduzimos: não seria o próprio arranjo social que reproduzimos medicalizante?

É por isso que muito mais do que celebrar a temporalidade, é necessário reafirmar essa necessária bandeira: Se eu não posso brincar, não é a minha luta!
 

E sigamos inventivos nesse fazer novas regras e novos jogos para brincar e viver a vida e lutar nas arenas políticas.

 

 

Para quem quiser compor no mundo virtual, criamos um twibon! Acesse o link, faça o seu e entre na campanha também!

   rui_se_eu_nao_posso.jpg