Qual é a sua Dor?

11 votos

auditorio.jpg

Com um auditório repleto, na sua maioria de profissionais de saúde que atuam nas unidades de saúde de Blumenau, nos reunimos para falar sobre a saúde do idoso, ou melhor de dor, das nossas dores, das dores dos idosos, e da saúde. Como produzir saúde diante de alguém com dor?

regina_2.jpg

Após a abertura oficial, com a presença da Secretária de Saúde do Município de Blumenau Maria Regina Souza Soar e outras autoridades, a coordenadora Centro de Saúde do Idoso Enfermeira Mara apresentou toda a equipe que atua neste trabalho. O Centro de Saúde do Idoso é hoje referência para a saúde no Brasil, recebendo menção honrosa no Concurso de vídeos realizado pela Política Nacional de Humanização com a parceria da RedeHumanizasus.

mara.jpg

Compartilho por aqui a fala do Dr Mario Kato, Médico Geriatra, que atua, entre outros espaços, no Centro de Saúde do Idoso de Blumenau SC.

qual_a_sua_dor.jpg

 

 

 

 

 

Esta fala fez parte da programação da semana do idoso organizada pela equipe do centro, a fim de levar os participantes a um reflexão sobre a ampliação do conceito de dor e consequentemente de saúde.

Em seguida, os presentes puderam também participar de oficinas que abordaram esta grande temática nos seus diversos aspectos da saúde.

Escolhi participar da oficina sobre o luto, tema que tem me mobilizado em minha vida pessoal e também na atuação na Secretaria de Saúde Estadual aqui no Médio Vale, uma vez que tenho me visto diante do desafio de acompanhar as atividades do Comitê de Mortalidade Materna, fetal e infantil da região.

Para podermos ir além da classificações de mortes entre evitáveis, inevitáveis e inconclusivas, temos nos posto o desafio de entender a morte, o luto e os modos de lidar com estas questões como profissionais de saúde.

luto_jeruza.jpg

Nesta busca a discussão disparada pela psicóloga Jeruza Wilbert do programa municipal (Blumenau SC) Melhor em Casa foi desafiadora, ao mesmo tempo esclarecedora em relação aos desafio e modos de lidar com estes momentos de dor e sofrimento.

A psicóloga Michele, do Centro de Saúde do Idoso, também compartilhou conosco algumas experiências vivenciadas com os idosos atendidos pelo serviço e o impacto disso sobre a saúde mental dos próprios profissionais da equipe.

luto_michele.jpg

Grande desafios enfrentamos no dia a dia da saúde, mas concluímos que o espaço de fala, a troca de experiência e o trabalho em equipe é sempre o melhor caminho para lidar com estes desafios.