Como gastar menos dinheiro com alimentação?

8 votos
Geralmente, quando se fala de economizar dinheiro com alimentação, a principal dica é evitar fazer refeições fora de casa. No entanto, hoje este não é o único problema: a alta dos preços dos alimentos é percebida também nos supermercados, feiras livres, açougues, padarias etc.
Para você gastar menos dinheiro ao fazer suas compras, listamos alguns conceitos de educação financeira. 
Confira:
 
  1. Antes de sair para o supermercado, organize seu orçamento e calcule quanto pretende gastar, seja qual for a forma de pagamento.
  2. Observe seus armários com atenção: veja o que você tem em casa, conferindo as datas de validade. Assim, evita-se comprar itens repetidos.
  3. Faça a sua lista de compras e não saia de casa sem ela.
  4. Pesquise antes: se você guardou panfletos de supermercado, observe e assinale as promoções que lhe interessarem. Procure fazer uma pesquisa de preços.
  5. Evite ir às compras com fome, pois o apetite aumenta a vontade de consumir.
  6. Na compra de frutas, verduras e legumes, opte pelos alimentos da estação, que costumam ter melhor preço, qualidade e são mais duráveis.
  7. Caso perceba preços realmente abusivos, faça substituições em seu cardápio.
  8. No supermercado, substitua produtos “semiprontos” por aqueles que você pode preparar, tais como batatas para fritar, legumes pré-cozidos, tortas congeladas, bolos e sucos prontos etc.
  9. Para produtos que você e sua família usam mais, considere a compra por atacado.
  10. Troque, ao menos durante a semana, o consumo de refrigerantes por água e sucos naturais.
  11. Simplifique o cardápio: prepare alimentos dos quais todos gostem, sem exagerar na variedade.
  12. Evite a compra de sobremesas, guloseimas, salgadinhos, bolachas etc., que não tem valor nutritivo e costumam pesar bastante na conta do supermercado. Opte pelo preparo em casa e substitua esses itens por lanches saborosos que você pode preparar, bem como frutas da estação.
  13. Cozinhe na quantidade certa, evite exageros. No caso de sobra de alimentos, aprenda a congelar.
  14. Mantenha seus armários da cozinha e a geladeira sempre organizados, assim você evita perder alimentos por conta do prazo de validade vencido.
  15. Atualize seu livro de receitas, buscando soluções econômicas de culinária na internet ou em grupo de amigos.

Fonte: Finanças Práticas