Protagonismo do Usuário não cabe em Edital: A vida que acontece fora do papel

14 votos

Está no ar a nova chamada da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde para Seleção de Projetos de Reabilitação Psicossocial: fortalecimento do protagonismo de usuários e familiares, trabalho, cultura e inclusão social da Rede de Atenção Psicossocial – 2015!
Acesse o texto completo em https://goo.gl/Dow4I6.
A chamada tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de Reabilitação Psicossocial através de ações de fortalecimento do Protagonismo de Usuários e Familiares, iniciativas de Trabalho, Cultura e Inclusão Social da Rede de Atenção Psicossocial.
As inscrições para a Chamada serão feitas através de formulário eletrônico, que ficará disponível até às 23:59 horas do dia 13 de outubro de 2015 no link: https://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php…
Logo mais a Chamada também estará disponível no site: www.saude.gov.br/mental.

psico.jpg

O comentário que eu tenho a fazer é este: Ao determinar que o projeto deve ser elaborado em parceria entre usuários, profissionais e gestores com uma série de passos, o que ocorre é o seguinte: O dinheiro é depositado no fundo municipal de saúde e fica a critério do gestor. Conheço projetos de Joinville que foram contemplados na chamada de 2013 e nunca receberam o dinheiro que está no fundo municipal de saúde inacessível.

Fico imensamente chateado pois seria uma oportunidade de tentar um patrocínio para a Folha de Lírio: O Jornal Virtual da Saúde Mental, mas que pelas experiências que temos do edital passado em Joinville seria outra frustração.

Queria mesmo é que a Coordenação Nacional de Saúde Mental fiscalizasse se os projetos estão acontecendo ou não e que criasse editais com maior liberdade aos usuários e amigos da saúde mental, pois em situações assim ficamos amarrados a boa ou má vontade de gestores.

Protagonismo do Usuário não cabe em Edital: A vida que acontece fora do papel, isso também é desinstitucionalização.