uma pegada brasileira na questão do método

19 votos

12009739_10201025875244615_1359871116685845456_n.jpg

Sábado participamos de um encontro deveras hospitaleiro e afetuoso. Foi o lançamento em São Paulo do Pistas do Método da Cartografia – a experiência da pesquisa e o plano do comum – vol. 2, organizado por Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Sílvia Tedesco e editado pela Sulina.

473_0.jpg          652.jpg

Com direito a uma fala de todos os organizadores, pudemos degustar, sim porque é disso que se trata, de nos contagiar, corpo incluído, por uma sensibilidade ímpar na questão do método de pesquisa de realidades vivas e moventes. Como pesquisar determinados processos sem engessá-los com as metodologias correntes? 

Eduardo Passos fala de uma pegada brasileira, um modo criativo de fazer e de dizer que adensa as conexões de pensamento, uma "espiritualidade" sobre o tema, entre pelo menos três grupos brasileiros: os cariocas, os paulistas e os gaúchos.

Pensamento sobre?

Dizer isto é justamente o que este modo de fazer e dizer a realidade em jogo na pesquisa não quer. Fazer e dizer com é muito mais interessante e potente. Senão vejamos:

"Nosso primeiro contato com a Mangueira ocorreu em 2004, num dos trailers instalados sob o viaduto, ao pé do morro, em frente à quadra da escola de samba. "Você conhece a sopa de ervilha da Cida?" Apenas o tempo de pronunciarmos um tímido "não" e o homem que comia ali em pé a tal iguaria, já colocava a sua colher na boca de uma e da outra. Hum…
Compartilhar, experimentar, sentir.
Com o tempo, passamos à mesa de uma outra birosca. "A Mangueira tá muito metida!", "A Mangueira levou um prejuízo na última operação", "Eu sou Mangueira!", "Aquele pessoal não é Mangueira!". Uma certa "Mangueira", tantas vezes evocada ali, parecia abrigar conexões que escapavam ao discurso majoritário sobre a violência no morro, sobre o papel ocupado pela escola de samba.

(… ) Rastrear os meandros dessa Mangueira; deixar-nos afetar pelos olhares e falas menores que desestabilizam o instituído, fazer ranger as dissidências, indicam novos sentidos incessantemente renovados." ( Transversalidades – Cartografia imaginada da Mangueira – p. 238 do Pistas ).

 

Novos sentidos incessantemente renovados

Uma realidade sempre movente e produtora de inovações só pode ser captada, ou melhor dito, construída no encontro. O método então só pode ser uma emergência simultânea e de consistência "líquida", pautado na imanência dos fluxos da própria pesquisa.

Isso é poético

E é de uma espécie de artimanha artista de que se fala aqui quando se trata de dar relevo a uma singularidade brasileira na busca da metodologia.

O Pistas 2 traz oito dicas para nos guiar nesta aventura aberta:

a pista do comum

a pista da formação

a pista da confiança

a pista da entrevista

a pista da atividade

a pista quali-quanti

a pista da análise

a pista da validação

E, por fim, três artigos deliciosos para completar.

26_09_2009_10_15_15_0.jpg

 Lançamento do Pistas 1 no Rio de Janeiro em 2009.

https://redehumanizasus.net/8136-pistas-de-liliana-da-escocia-e-edu-passos