Projeto musical humaniza cuidado com colaboradores do Hospital Regional São Paulo

12 votos

hospital_sp.jpg

Estudos comprovam que a música aumenta o bem-estar, propicia relaxamento, oferece consolo e estimula a memória e a atividade motora – um importante recurso para lidarmos com o medo e ansiedades relacionadas ao processo de internação. Embasada nesses benefícios, a psicóloga do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, Eliandra Solivo, desenvolveu o Projeto Música no Hospital, que objetiva promover a humanização do cuidado a colaboradores por intermédio da música.

A profissional relata que o contato com a música começou aos oito anos. A partir daí, buscou conhecimento e atuou profissionalmente no meio musical até os 25 anos. “Por meio desse projeto, desenvolvido no hospital pude compartilhar esse conhecimento com os colaboradores, proporcionando a eles e aos pacientes um contato prazeroso com a música”, destaca Eliandra.

O projeto é desenvolvido desde o mês de julho no Hospital São Paulo e já conta com mais de 20 adeptos. A coordenadora da Recepção da unidade, Andréia Servo, participa desde o início dos ensaios e conta que sempre gostou de música e que tinha o desejo de aprender a cantar. Ela destaca que participar das aulas é muito gratificante, pois além de desenvolver a habilidade do canto, pode interagir com outros colegas e ainda receber os benefícios dessa atividade. “As aulas de música são bem importantes, pois é saímos da rotina agitada do trabalho. Além de desenvolver o canto, conseguimos relaxar e ter um momento de descontração com os colegas”, comenta.

Os encontros são realizados a cada 15 dias e tem duração de aproximadamente 40 minutos. De acordo com a psicóloga, o projeto visa também fortalecer o relacionamento interpessoal dos colaboradores, promover a organização do espaço de trabalho saudável e acolhedor e ainda proporcionar e incentivar a promoção da qualidade de vida por meio das práticas musicais. “Neste primeiro momento, nosso foco é aproximar a música junto aos colaboradores e posteriormente, levar a música até os diferentes setores do hospital, para ser prestigiada pelos nossos pacientes e profissionais”, pontua a psicóloga.

Eliandra Solivo tem formação musical em diversos cursos e Escolas de Artes, além de ter atuado profissionalmente como maestrina, professora de técnica vocal e instrumentos musicais.

Informações adicionais

Meriana C. Peri – Jornalista

Assessoria de Comunicação

Hospital Regional São Paulo – Xanxerê

Fonte : Portal da SES SC