GESTÃO, TRABALHO E PROCESSO DE TRABALHO.

21 votos

img_premio_boas-praticas-gestao-do-trabalho.jpg O termo Gestão é constantemente confundido com o termo Administração (ADM), uma vez que ambos possuem a capacidade de gerir algo. A diferença ocorre quando a gestão funciona embasada em uma visão política, ou seja, no momento que for analisar uma situação, planejar, intervir, avaliar e monitorar, a gestão leva em consideração o posicionamento político.  E a ADM tem uma visão para os processos produtivos, focado na eficiência e nos custos-benefícios da situação.

   No âmbito da saúde, a gestão tem por intuito de garantir que o Sistema Único de Saúde (SUS) funcione de modo satisfatório, para isso se faz necessário o uso de instrumentos e eficácia nos trabalhos em saúde.  Deste modo, o trabalho, especificamente no âmbito da saúde, se utiliza de elementos dos processos de trabalhos, que dinamiza as necessidades humanas de saúde, os conhecimentos e serviços do trabalhador (profissional de saúde) e os instrumentos (equipamentos, medicamentos…).

   Acredito que a Gestão atualmente esteja passando por uma transição, uma vez que se encontra articulando para aumentar a eficácia do trabalho em saúde, posto que a centralização do poder não esteja concentrada somente nos gestores, mas sendo ampliado para a participação dos profissionais de saúde e para a sociedade civil. Desta forma, democratizando a gestão.