TEMOS QUE FALAR SOBRE ISSO – SOFRIMENTO MATERNO E DESABAFOS ANONIMOS

11 votos

11238973_892893264101482_5389570438403214492_o.jpg

 

Caros colegas da Rede HumanizaSUS, olá!

 

Hoje compartilho com vocês um trabalho potente e transformador que tem sido conduzido com delicadeza e garra por Thais Cimino.

 

Após se deparar com um texto que tratava sobre depressão pós-parto e recordando as questões que lhe tomaram o coração e o corpo durante o período perinatal, em maio deste ano Thais Cimino criou o blog/plataforma Temos que falar sobre isso.

"TEMOS QUE FALAR SOBRE ISSO é uma plataforma de relatos ANÔNIMOS de mães que tiveram depressão pós parto, transtornos ligados à saúde mental na maternidade, transtornos no período perinatal (desde a concepção até o primeiro ano do bebê), dificuldades durante a gravidez, problemas com amamentação, perda gestacional, partos traumáticos e violência obstétrica.

São desabafos de mulheres que, desamparadas, não encontram ajuda ou apoio para falar sobre isso.
Mães com dificuldades em contar suas histórias por medo de serem consideradas incapazes de cuidar de seus próprios filhos, por vergonha, por insegurança, por se sentirem sozinhas ou qualquer razão seja, têm um espaço de acolhida e suas vozes serão ouvidas.

No blog, as mulheres podem falar como se sentem e compartilhar com outras mulheres, em situações semelhantes e de forma segura, seus sentimentos e angústias sem serem julgadas.

Os objetivos do trabalho realizado por ela são:
Criar um grupo de apoio anônimo onde as mulheres ao darem seus depoimentos, vejam que suas angústias são mais comuns do que elas imaginam, e, assim, consigam ter um certo alívio constatando que estes não são problemas exclusivos seus;
Ajudar essas mães a encontrarem forças e conforto nelas mesmas e em outras mães, para seguir adiante e ultrapassar esses obstáculos tão delicados nesses períodos tão sensíveis;
Guiar à que possam encontrar ajuda em programas sociais, serviços e profissionais da saúde mental, médicos, psicólogos, doulas, enfermeiros e grupos de apoio local.
Vamos começar já pois TEMOS QUE FALAR SOBRE ISSO!"

 

 

Assim, fazemos um convite para que os profissionais e usuários desta REDE possam compartilhar com a Thais e com todos os leitores um pouco sobre como percebem, vivem, entendem e sentem a questão do cuidado perinatal no SUS por todo o Brasil.

Esclarecemos que este blog já conta com mais de 165 mil visitas desde sua criação, já foram relatados mais de 70 desabafos além da participação e colaboração de profissionais da área com textos de referência.

Entendemos que as redes virtuais agregam e podem acolher sofrimentos, criar novos sentidos para a vida e ainda têm a potência de chegarem em lugares inimagináveis.

Dar voz às mulheres em momentos tão delicados e fazê-las protagonistas de suas histórias é uma linda e desafiante tarefa para nós trabalhadores do SUS.

Contamos com a visita e participação de todos. Os relatos são emocionantes, vivos e repletos de questões importantes para o nosso trabalho!

Segue o link: https://temosquefalarsobreisso.wordpress.com/

e a página no Facebook: https://www.facebook.com/temosquefalarsobreisso?fref=ts