Pré Natal, momento de cuidar também da Saúde do Homem em Indaial SC.

11 votos

pre_natal.jpg

O Médio Vale tem trabalhado com força para efetivar um pré natal de qualidade para as gestantes da região, ao mesmo tempo que cuida da saúde de modo ampliado, incluindo os demais familiares.

O coletivo que elaborou o Protocolo Regional de Pré Natal incluiu nos cuidados também o pré natal masculino tendo em vista a saúde dos homens 

Pré-Natal Masculino

Realizar primeira consulta com foco no rastreamento/identificação de doenças crônicas não transmissíveis.  Encaminhar para consulta médica quando indicativo de risco, para prosseguimento da investigação conforme cadernos de atenção básica nº 15 e 16, 36 e 37, Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial e Diabetes e Instituto Nacional do câncer.
Atividade Educativa junto com a gestante

Visita à maternidade

Orientação de planejamento familiar

Exames 1ª Consulta Pré Natal Masculino
Solicitada pelo Enfermeiro (a) ou pelo Médico (a):
• Peso Altura IMC, pressão arterial, Glicemia
• Investigação de fatores de risco tabagismo, uso de álcool, sedentarismo, etc…
• Grupo sanguíneo e fator Rh, quando não conhecido anteriormente;
• Sorologia para sífilis (VDRL);
• Teste anti – HIV;
• Sorologia para hepatite B (HbsAg);
• Sorologia para hepatite C (HCV).

Opcional: caso nunca tenha executado, de acordo com a história pregressa de saúde.
• Hemograma (triglicerídeos, colesterol total, HDL LDL glicose)
 

Uma das experiências exitosas neste sentido é a implantação do pré natal com a participação dos pais das criança. No momento de cuidar da saúde da gestante e do bebê inclui-se também o cuidado da saúde do homem. Isto além de estimular os pais a acompanharem juntos a gestação, recebendo orientações e cuidados durante este tempo e para o nascimento e puerpério, já se abrange um olhar também para a saúde do homem.

 

A enfermeira Marilu Crizel, Coordenadora da Atenção Básica de Indaial explica:

"Quando a mulher vem até a Unidade de Saúde com atraso menstrual é solicitado o Beta HCG. Ao retornar com exame positivo, se inicia o pré-natal e então a enfermeira da unidade de saúde/ESF já explica que seu parceiro deve participar das consultas de pré‐natal e que o médico solicita exames preventivos para o mesmo. Geralmente o pai já vem na segunda consulta, como acompanhante e já para cuidar de sua própria saúde.  
Depois retorna com os resultados dos exames na terceira consulta, caso tenha alterações, já inicia tratamento na própria unidade de saúde, caso contrário, somente orientações preventivas e explicações sobre o acesso ao SUS, caso tenha necessidade."

 

 

capa_cartao.jpg

cartao_pre_natal_do_homem.jpg