NASF Central de Palmas-TO realiza matriciamento em saúde mental com abordagem em álcool e outras drogas na atenção básica

13 votos

Gente,

Segue link para acesso do nosso relato de experiência “Matriciamento em Saúde Mental com Abordagem em Álcool e outras Drogas na Atenção Básica”: https://novo.atencaobasica.org.br/relato/4485 

O Ministério da Saúde tem investido na implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) como Rede de saúde mental integrada, articulada e efetiva nos diferentes pontos de atenção para atender as pessoas em sofrimento e/ou com demandas decorrentes dos transtornos mentais e/ou do consumo de álcool, crack e outras drogas, com ênfase nos serviços de base comunitária, caracterizados pela plasticidade de se adequar às necessidades dos usuários e familiares. A constatação de que o uso de substâncias tomou proporção de grave problema de saúde pública no país encontra ressonância nos diversos segmentos da sociedade, pela relação comprovada entre o consumo e os agravos sociais que dele decorrem. Assim, o enfrentamento desta problemática constitui uma demanda mundial, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde, pelo menos 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo consomem substâncias psicoativas, independentemente de idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo (PPP, 2013).

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs) foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolutividade. A responsabilização compartilhada entre a equipe do Nasf e as equipes de Saúde da Família busca contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários, pois a Atenção Básica caracteriza-se como porta de entrada preferencial do SUS, formando um conjunto de ações de Saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que cause impacto na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (BRASIL, 2013).

Considerando seu papel o Núcleo de Apoio em Saúde da Família (NASF Central) da Diretoria de Atenção Básica/Secretaria Municipal de Saúde de Palmas-TO está realizando Matriciamento em Saúde Mental com abordagem em álcool e outras drogas na Atenção Básica, e para BRASIL (2013) é comum que os profissionais de saúde lidem em seu cotidiano laboral com pacientes em situação de sofrimento psíquico e/ou com necessidades decorrentes do uso e/ou abuso de álcool e outras drogas, e  apesar de sua importância, a realização de práticas em saúde mental na Atenção Básica ainda causa muitas dúvidas, curiosidades e receios nos profissionais de Saúde. O público-alvo deste matriciamento são os agentes comunitários de saúde (ACS) e enfermeiras residentes da Saúde da Família e Comunidade que compõem a equipe 009 da USF Valéria Martins. Os encontros acontecem após as reuniões semanais da equipe citada, nas terças-feiras, das 14:30h às 16:30h horas, na sala de reuniões da USF Valéria Martins, onde são desenvolvidas algumas estratégias como rodas de conversa, dinâmicas de grupo, entre outras, e discutem-se questões relacionadas ao atendimento e intervenção com usuários de álcool e/ou outras drogas e seus familiares no território, com uma carga horária total de 8 horas.

Segundo CHIAVERINI (2011), o matriciamento ou apoio matricial como um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica, visa também proporcionar uma retaguarda especializada da assistência, assim como um suporte técnico-pedagógico, um vínculo interpessoal e o apoio institucional no processo de construção coletiva de estratégias de cuidado em saúde da população, e ainda, é preciso recordar que conforme (BRASIL, 2013) um dos princípios da Atenção Básica é possibilitar o primeiro acesso das pessoas ao Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive daquelas que demandam um cuidado em saúde mental, ou seja, que estão em sofrimento e/ou com demandas decorrentes dos transtornos mentais e/ou do consumo de álcool, crack e outras drogas. Neste ponto de atenção, as ações são desenvolvidas em um território geograficamente conhecido, possibilitando aos profissionais de saúde uma proximidade para conhecer a história de vida das pessoas e de seus vínculos com a comunidade/território onde moram, bem como com outros elementos dos seus contextos de vida. Assim, o cuidado em saúde mental na Atenção Básica é bastante estratégico pela facilidade de acesso das equipes aos usuários e vice-versa.

O matriciamento é promovido pela Equipe do NASF Central em parceria com Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD). Os mediadores psicólogo Marcos Fabiano e a enfermeira Danyella Alencar, ambos residentes em Saúde Mental tem como preceptoras a nutricionista Fernanda C. M. Noleto e a enfermeira Maria Dilce Wania R. A. Nascimento, numa integração de ações do Programa Integrado de Residências em Saúde (PIRS), realizado numa parceria entre Ministério da Saúde (MS), Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESPP), Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP ULBRA), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS).

CRONOGRAMA

1º encontro: 02/06/2015, carga horária: 2h
2º encontro: 09/06/2015, carga horária: 2h
3º encontro: 16/06/2015, carga horária: 2h
4º encontro: 23/06/2015, carga horária: 2h

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Mental. 176 p. Cadernos de Atenção Básica, n. 34. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

CHIAVERINI, Dulce Helena et al. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011.

PPP. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO PIRS/RMSM, Palmas: Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, 2013.