Educação Permanente em Saúde enquanto Dispositivo de Cuidado à Saúde do Trabalhador

14 votos

download_0.jpg

Atividades de educação permanente em saúde são realizadas no município de Timbó há muito tempo, em forma de capacitações, cursos, palestras, oficinas… atividades que eram planejadas e executadas  por diversos atores, profissionais da Secretaria de Saúde. Foi em  2013 que estas atividades passaram a ser organizadas de forma conjunta, intersetorial e interdisciplinarmente a partir da criação do  Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização, chamado por nós, carinhosamente,  de NEPSHU.

O Núcleo é um espaço de diálogo entre os diferentes atores sociais e os diversos níveis de atenção, setores e coletivos, tendo representantes das políticas de saúde, educação, assistência social; com a finalidade de elaborar, planejar  apoiar e executar de modo articulado as propostas que envolvem ações de educação e humanização na saúde.

dscn7055.jpg   dscn7092_0.jpg

Aqui em Timbó o núcleo é composto da seguinte forma:

*Conselho Municipal de Saúde (CMS).

As reuniões acontecem mensalmente, a fim de levantar demandas, eleger prioridades, discutir possibilidades de ação e planejamento. Pensamos na rede Humaniza como um espaço propício para compartilhamento das experiências vivenciadas por nós.
E para começo pensamos em compartilhar um momento muito especial, que aconteceu no  final de 2014: uma manhã que iniciou com uma pedalada e terminou com atividades de relaxamento no parque. Nosso objetivo foi unir profissionais e usuários, incentivando-os às práticas de atividade física, relaxamento e cuidado à saúde.