PTS: um dispositivo para os usuários e profissionais em saúde

16 votos

O Projeto Terapêutico Singular é "um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com Apoio Matricial se necessário."

Lendo sobre o PTS na cartilha da Clínica Ampliada, me chamou a atenção o fato de se buscar a participação dos usuários, para que se obtenha respostas melhores no prognostico deles. Mas também achei bem legal a parte que fala sobre os trabalhadores, onde se coloca que o PTS é uma importante ferramenta gerencial pois vai ser um espaço em que eles podem compartilhar sofrimentos sobre alguma situação e não ficar guardando pra si, pq isso vai comprometendo as ações de cuidado e até adoecendo esses profissionais. E como escrito na cartilha "o melhor é aprender a lidar com o sofrimento inerente ao trabalho em saúde de forma solidária na equipe, ou seja, criando condições para que se possa falar dele quando ocorrer.

Achei interessante pois da forma que o PTS ajuda os usuários a fazerem parte da sua própria mudança de vida, também traz o olhar sobre as mudanças/melhorias sobre os profissionais de saúde.

Pra finalizar, gostaria de saber sobre as experiências que vocês tiveram sobre PTS nesse sentido de melhoria para o usuário, mas tbm para os profissionais.

Abraços!

 

Referência:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada – 1. ed. 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010 (https://redehumanizasus.net/sites/default/files/10_0379_final_clinica_ampliada.pdf)