Tecnologia da Informação e Comunicação no Âmbito Educacional Inclusivo

13 votos

     Nos dias atuais, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são muito importantes em qualquer que seja a área. Além de ser uma metodologia muito didática, prática e de fácil acesso por todos, as TICs podem ajudar também no processo de inclusão de crianças, jovens, adultos com deficiência durante o processo educativo.

      As Tecnologias da Informação e Comunicação são recursos atrativos que ajudam e estimulam o aprendizado de pessoas com necessidades educacionais especiais. Podem auxiliar alunos com necessidades especiais a superar problemas de mobilidade, limitações físicas ou discriminação social. O computador é uma ferramenta bastante importante pois através dele pode-se oferecer diversos recursos que podem ser utilizados para a aprendizagem, como: mídias, aplicativos, programas, softwares, entre outros. (DOMINGOS; ALMEIDA e BARRETO, 2014)

        De acordo com Valente (1991), o computador significa para o deficiente físico um caderno eletrônico; para o deficiente auditivo, a ponte entre o concreto e o abstrato; para o deficiente visual, o integrador de conhecimento; para o autista, o mediador da interação com a realidade; e, para o deficiente mental, um objeto desafiador de suas capacidades intelectuais. (p. 48) 

        Logo, pode-se observar as várias funções que as TICs podem oferecer para distintos objetivos. Oferecendo sempre apoio, suporte, informação, autonomia e diversas outras vantagens. 

       tec-assistiva.jpg            imagem.jpg           01122014183656.jpg