Maio Amarelo alerta para acidentes no trânsito

12 votos

maio_amarelo.png

O Hospital de Urgências de Anápolis Doutor Henrique Santillo (HUAna) aderiu ao Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos da sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Evento

No HUAna, a maior parte do contingente de pacientes advém dos acidentes no trânsito, especialmente de motocicletas. Por conta dessa realidade, acontecerão diversas atividades, no dia 8 de maio, para a sensibilização tanto dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, como a comunidade.

A unidade realizará um pedágio distribuindo fitas amarelas, panfletos e orientando motoristas sobre a necessidade de se trafegar com segurança. Na oportunidade, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ministrará uma palestra para sensibilizar colaboradores e a comunidade sobre direção defensiva.

Para os pacientes, foi programado projeto Sons do Coração, que traz música para nos leitos. Nessa edição, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis, violinistas percorrerão as enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), levando música e alegria.

Números

O HUAna é caracterizado como Porta de Entrada (com regulação via Complexo Regulador Estadual): Pronto Socorro Urgência e Emergência habilitado para atendimento de média e alta complexidade. Somente nos primeiros quatro meses de 2015, a unidade admitiu 560 pacientes vítimas de acidentes envolvendo carro ou moto. No ano passado, mais de duas mil pessoas deram entrada pelo mesmo motivo.