Show de Talentos do SUS A Arte da Humanização 09 04 2015 em Pomerode SC

12 votos

img_0472.jpg

Show de Talentos do SUS: A Arte da Humanização.

Há diferentes modos de se falar de saúde. Em muitos momentos utilizamos a doença para falar de saúde. Porém hoje queremos mostrar saúde de outro modo. Saúde com arte!
Nestes caminhos do SUS encontramos muitos talentos, porque, acima de qualquer coisa, saúde se faz com gente! São trabalhadores, gestores e usuários em uma rede de potências, conhecimentos, histórias e afetos que se encontram num espaço de saúde. Isto é humanização no SUS!
Pela arte, pela criatividade, pelo protagonismo muitas vezes encontramos a cura, a força, para alcançarmos uma saúde melhor.
Teremos aqui uma pequena mostra dos talentos que conhecemos todos os dias: teremos canto, dança, histórias, teatro, poesia, artesanato, pinturas, vídeos e muita vontade de fazer acontecer este show.
Nossos talentos são naturais, não nos profissionalizamos nestas artes, mas buscamos a arte da vida, a arte da humanização.
Foram muitas pessoas envolvidas com seus desejos colocados a serviço do SUS, para uma mostra destes talentos. Agradecemos imensamente a todos por suas contribuições.
Desejamos que tenham momentos felizes, pois acreditamos que a felicidade se produz em momentos que nos permitimos deleitar a vida e com certeza nestes momentos estaremos produzindo saúde.
Equipe organizadora do Show de Talentos do SUS: A arte da Humanização.

img_0373.jpg

Um pouco da história deste show:

O Comitê Regional de Humanização estava reunido em Pomerode, seguindo com sua Exposição Imagens do SUS itinerante nos municípios da região do Médio Vale do Itajaí… era ainda 2014. Durante este encontro já começamos a pensar como dar sequencia ao dispositivo que criou-se a partir da Semana Nacional de Humanização de 2014 de provocar rodas de conversa em toda a região criando um evento cultural que aliasse a saúde para além da medicalização, consulta, exame, etc…

Surgiu então a ideia de ocupar o Teatro de Pomerode com saúde. Mostrar a potência da vida, da saúde que das pessoas que fazem parte do SUS: Gestores, trabalhadores e usuários.

O Show de Talentos do SUS: A Arte da Humanização uma mostra acima de tudo da força do coletivo. Cada um a seu modo contribuiu para que acontecesse. Juntamos os recursos disponíveis em cada municípios, instituição de saúde e o desejo dos envolvidos que este show acontecesse.

Nos bastidores brincamos o tempo todo que o plano A era não fazer o show, mas que realizaríamos o plano B. E realizamos:

convite_show_de_talentos_do_sus_a_arte_da_humanizacao.jpg

 

Veja toda a construção contada em fotos e vídeos

img_0372.jpg

Abertura Texto: A  Arte da Humanização
Vídeo Quem canta seus males espanta Médico CLYTON HOULY, da equipe do PSF2, do município de Nossa Senhora Aparecida de Sergipe com o título TEM VAGA PARA A SANFONA NA PNH? De Luiz Vieira, Menino de Braçanã com participação especial de Marcia Meireles.
Vídeo Sanfonas de Sergipe Evento realizado em Lagoa do Caroá, localizado na zona rural Cruz das Graças, do município de Nossa Senhora Aparecida de Sergipe, agreste/sertão de Sergipe
Exposição de Quadros dos associados da Eloucrescer ONG ligada ao CAPS de Blumenau na entrada do teatro.
Contação de História HSA Jaqueline Schalm atua voluntariamente como contadora de histórias no Hospital Santo Antônio em Blumenau
Dueto Musical HSA Tiago Kusmann e Roseli Weingartner são trabalhadores do Hospital Santo Antônio
artesanato produzido nas oficinas de saúde mental do CAPS de Pomerode expostos na entrada do teatro.
Paródia de Guabiruba A equipe de saúde do ESF São Pedro foi a vencedora de um concurso realizado no município de Guabiruba com a paródia da música: Balão Mágico abordando a temática de HIV/AIDS.
Violanda Wetzel usuária do SUS de Benedito Novo Artesanato de estrelas
Leodete de Rio dos Cedros está apresentando na entrada do Teatro seu trabalho com esculturas de jornal.
Sanfona de Gaspar Albino Dondoni é usuário do SUS de Gaspar
tirar suas fotos para recordação deste momento e para postarem nas redes sociais nos painéis preparados para este show colocados na entrada do teatro.
Nossos talentos também fazem parte da calçada da fama do SUS  as estrelas estão expostas no corredor central do teatro.
Teclado de Guabiruba Willian Demate é usuário do SUS de Guabiruba com a música Gospel Espelho Mágico
Dinâmica de Pomerode O grupo de trabalhadores de Pomerode fará uma dinâmica onde demonstram que atividade física pode ser relaxante e produtora de saúde.
Sanfona Guabiruba Matias Tiago Voss usuário do SUS de Guabiruba com a música Cana Verde
O Grupo de Dança Baila Comigo de Timbó : Este grupo é formado por trabalhadoras e usuárias do SUS de Timbó:
Maria Ramos Gonzaga, Dirce Nunes, Norma Schulz, Aparecida Maria Ferrari, Rovena Wolter, Rita Pieritz, Célia Zanguelini Campreguer, Natália Araújo Piva, Irazita Küperz, Olívia Brait.
Teclado Timbó Jeferson Zumach no teclado Usuário do SUS de Timbó
Apresentação de Dança RFCC BNU
Com as bailarinas Alvaci Carneiro;   Elfi Tereza Berg;  Mª de Fátima Cardoso;  Mª Graças Gonçalves;  Marli M. Pinheiro;  Marli Zanella;  Mariza L. P. Frainer;  Neusa Possamai;  Norma Wiezesinski;  Terezinha S. Farias;   Valdira F. Hoedecker;    e a Professora Bráulia M. R. Iñana.
Canção Gospel Gaspar
Luiz Carlos Barbosa de Chaves usuário do SUS de Gaspar apresentará uma canção gospel.
Grupo de Dança Backstage do Professor Alex de Ascurra Coreografia Instinto Coletivo Este grupo formou se a partir do projeto Despertar de Ascurra  de atividades que acontecem na fundação cultural com o objetivo de ofertar aos jovens atividades no contra turno escolar.
Grupo de Dança Backstage de Ascurra (segunda apresentação) Coreografia Divas Gênero Danças Urbanas
Apresentação de Canto de Timbó Siberli Ropper Cardoso e Hélida de Oliveira Rocha Lutzow Trabalhadora e Usuária do SUS de Timbó
Teatro Pomerode A escolha Trabalhadores do SUS de Pomerode nos trarão uma importante reflexão sobre saúde.
Musical de Rio dos Cedros Fonoaudióloga Vanessa Lima Melere com Inês  usuária do SUS de Rio dos Cedros
CAPS de Brusque Poesia autoral de uma usuária do SUS
Dança de Salão com um grupo de usuários do SUS de Brusque
Teatro Pomerode Grupo Além da Saúde Trabalhadores do SUS de Pomerode
Encerramento da Secretária de saúde de Pomerode Waltraud Hinkeldey
 

Próximos eventos:

A Policlínica da FURB estará realizando um evento no dia 11 04 2015 . Durante o evento poderão ser vistas algumas fotos da Exposição Imagens do SUS do Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí.

acao_saude_furb.jpg

O Ambulatório Geral do bairro Velha em Blumenau estará realizando um evento Saúde na Praça no próximo dia 11 04 2015 com parceria com a Liga da Saúde FURB. Durante o evento poderão ser vistas algumas fotos da Exposição Imagens do SUS do Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí.

saude_na_praca.jpg

Dia 28 04 em Indaial  o evento “Xô Incucação” ! A partir das 8h na Sociedade recreativa Indaial que reunirá os grupos de saúde mental da região ( profissionais de saúde, gestores e usuários).

loucura.jpg