Roda de Conversa: Co-gestão e Gestão Participativa

13 votos

roda_de_conversa_3.jpg

Dando continuidade ao Projeto de Intervenção “Acolher o Cuidador: Valorização do Trabalhador do HILP”, foi realizada uma roda de conversa no dia 23 de março de 2015 com os trabalhadores do Hospital Infantil Lucídio Portella, sendo uma das atividades realizada pelas estagiárias de Serviço Social – UFPI (Mauricelia Vieira e Rhayanne Boavista). O tema da roda de conversa foi co-gestão e gestão participativa mediada pela Assistente Social Emilia Alves. A cogestão é um modo de administrar que inclui o pensar e o fazer coletivo, sendo uma diretriz ético-política, que visa democratizar as relações de trabalho no campo da saúde. A gestão participativa é um importante instrumento para a construção de mudanças nas maneiras de gerir e nas práticas de saúde, colaborando para tornar o atendimento mais eficaz e motivador para as equipes de trabalho.

A proposta da roda de conversa com os trabalhadores surgiu da necessidade de fortalecer o trabalho em equipe por meio de discussões acerca de temas sobre o trabalho em saúde, além de ser uma forma de empoderamento dos sujeitos que participam do processo de produção de saúde. Desse modo, a roda tem por objetivo instigar a construção da autonomia dos sujeitos através da problematização, da socialização de informações, reflexão, trocas de experiências, conversas, discussão e divulgação dos conhecimentos estabelecem esse instrumento de trabalho fortalecendo assim, nos trabalhadores posturas coletivas e particulares favoráveis ao fortalecimento do SUS.

Durante a avaliação da roda, os funcionários tiveram a oportunidade de se expressar. A enfermeira Amparo Oliveira relatou que a roda é um momento de construção coletiva, que promove a integração dos profissionais e melhora as relações de trabalho. A telefonista Rosimeire do PABX relatou que a roda é um momento de reflexão e que deve acontecer periodicamente, pois proporciona produção de conhecimento.

roda_de_conversa_1.jpg

A próxima  atividade socioeducativa do projeto acontecerá dia 30 de abril.

Atividade:
Abordagem grupal (roda de conversa) com a temática “Normose”, será mediada pela Profª Ms Lúcia da Silva Vilarinho.