O drama de uma gestante á espera de atendimento

17 votos

ilustracaomaeparanaense.jpg

Sempre posto aqui na comunidade textos dissertativos mas hoje eu resolvi postar uma experiência. 
Semana passada minha afilhada de 9 meses estava aqui e estava doente. Minha prima desesperada pediu pra eu ir com ela no hospital da Asa Sul mas depois do que eu presenciei não queria ter ido. Chegando na recepção me deparei com uma gestante e sua mãe desesperadas por um atendimento e seu marido correndo de um lado para o outro gritando e pedindo ajuda porque temia que seu filho(a) não sobrevivesse. O que me chamou mais atenção foi o segurança do hospital, que estava sentado ao lado da gestante, mexendo no seu celular e em nenhum momento tentou acalma la ou buscar ajuda. Minha prima na mesma hora foi perguntar para o segurança o motivo dela não ter sido atendida ainda e a resposta foi a seguinte: “O médico ta ocupado senhora, tem mais duas mulheres na frente e já disse para o marido dela voltar pra casa com ela”.
Na mesma hora me veio uma vontade enorme de gritar, pular no pescoço do segurança e perguntar se fosse a sua esposa sentindo muita dor e com medo de abortar se ele ia voltar com ela pra casa. Tivemos que ir para outra ala do hospital e infelizmente, não consegui saber mais notícias daquela mulher. Passei dias e dias pensando o que poderia melhorar a situação com aquela mulher, um profissional poderia ter ido acalma la ou ter prestado o mínimo atendimento já que o seu marido estava desesperado porque ela estava sangrando.
Chegando em casa, comecei a procurar hospitais que prestam o atendimento humanizado e encontrei um vídeo sobre o hospital de Samambaia que a Bárbara Maria postou aqui na comunidade. Se outros hospitais prestassem o atendimento humanizado a situação das gestantes não são no DF mais em todo o Brasil seria muito melhor! Precisamos de profissionais mais humanizados, sem pensar no bolso em primeiro lugar e sim na saúde dos seus pacientes.