O QUE É PARTO HUMANIZADO: DOULA (E MÃE QUE VIVEU A EXPERIÊNCIA) ESCLARECE PRINCIPAIS DÚVIDAS

18 votos

Compartilho este texto que recebi via facebook sobre o parto humanizado, que traz a fala e a vivência de uma doula sobre o tema.

parto_0.png

Afinal, o que é o parto humanizado? Dá para ter um parto humanizado no hospital? Precisa ser um parto normal sem nenhuma anestesia? O que muda em relação aos partos tradicionais? Essas são só algumas perguntas que nós, mães ou gestantes, costumamos ter em torno do assunto. Em um país em que a cesárea, que é um procedimento cirúrgico, prevalece na maioria dos nascimentos, é normal haver tantas dúvidas em relação ao tema.

Por isso, se você sente o desejo de ter um parto normal, nada melhor do que ficar bem informada também sobre o parto humanizado. Eu mesma, que fiz uma cesárea na gestação da Manuela, tenho muitas dúvidas sobre o tema e uma delas é se é possível fazer o parto humanizado em uma segunda gestação.

O que é o parto humanizado?
Há muito tempo, o parto era algo fisiológico onde a parturiente e o bebê realizavam o trabalho em conjunto com apoio de mulheres experientes ou parteiras. Com o passar dos anos, o parto começou a ser um evento médico hospitalar, cheio de intervenções e o médico passou a ser a peça fundamental para o nascimento, o bebê passou a ser um produto desse parto e a mulher ficou esquecida. Seus medos, angústias e desejos foram colocados de lado. Foi para preencher esse vazio, resgatar o que se perdeu e trazer uma assistência voltada à mulher que nasceu o termo “parto humanizado”.

O parto humanizado nada mais é que ver o nascimento de uma forma natural, de transformação para essa mulher, respeitando suas vontades, seu tempo, buscando trazer alívio e apoio com métodos naturais (massagens, chás, compressas quentes, banho de imersão na banheira, banho quente no chuveiro e busca de posições mais confortáveis durante as contrações), além de ensinar e ajudar a parturiente a passar por esse momento de forma tranquila, fazendo que seja o momento mais maravilhoso e realizador da sua vida.

Qualquer gestante pode realizá-lo?
Qualquer gestante pode optar por um parto humanizado, porque a humanização é a forma como essa mulher e esse bebê serão tratados durante o parto e pós-parto. A mulher terá o controle; o médico, a enfermeira e a doula estarão ali como espectadores, apoiando e ajudando essa parturiente a passar pelo processo do parto da melhor forma possível. É ela e o seu companheiro que tomarão todas as decisões e estarão cientes de todos os procedimentos.

Onde o parto humanizado pode ser feito?
O parto humanizado pode ocorrer no hospital, em casa de parto ou em casa. Somente as gestantes de baixo risco poderão optar pelo parto domiciliar ou na casa de parto. É sempre indicado que uma equipe especializada esteja acompanhado essa mulher e esse bebê. A escolha do local é feita pela gestante, geralmente no lugar onde ela se sente mais segura.

Como essa equipe deve ser formada?
A equipe para um parto hospitalar se compõe em um médico obstetra e uma doula (pode-se ter também um pediatra humanizado). Já nos partos domiciliares e em casa de parto, quem realiza o parto é a enfermeira obstetra (responsabilidade técnica) e a doula que estará focada nas necessidades físicas e emocionais da gestante e na busca de métodos de alívio para dor. Os médicos, na sua grande maioria, não realizam partos domiciliares.

Como conseguir realizar o parto humanizado no Brasil?
O primeiro a se fazer é buscar informação de confiança. Quanto mais informação mais preparada essa gestante vai estar para fazer as melhores escolhas. É importante buscar artigos científicos, conversar com profissionais humanizados, entrar em grupos de discussões nas redes sociais, ler relatos de partos humanizados, ver vídeos, documentários, participar de cursos, palestras e grupos de gestantes, ou seja, se munir de toda informação necessária para não ser enganada por nenhum profissional mal-intencionado.

Infelizmente quem deseja um parto humanizado está remando contra a maré. O Brasil realiza mais de 80% de cesarianas em hospitais particulares. Para ter o seu parto respeitado você terá que ter uma equipe que te dê esse suporte, que entenda suas necessidades e que seja a favor desse tipo de parto.

Os hospitais não são obrigados a respeitar os desejos da gestante. Eles possuem procedimentos padrões e dificilmente abrirão mão das intervenções e das condutas que estão acostumados a ter ali. Geralmente o obstetra já marca uma cesariana e no hospital ele simplesmente realiza a cirurgia e vai embora.

Um profissional humanizado acompanha a parturiente por horas ou dias, durante todo o seu trabalho de parto até o nascimento, desmarca agenda e fica à disposição da mulher e da família. Esse profissional diferenciado necessita ser contratado. Alguns deles, em grandes cidades, atendem por plano de saúde, mas a grande maioria só atende de forma particular. Infelizmente nosso sistema obstétrico não contempla locais e uma equipe para atender a parturiente nos moldes da humanização. Alguns poucos hospitais no Brasil possuem uma suíte humanizada.

O que significa a suíte ser humanizada?
A suíte humanizada geralmente é composta de um quarto com banheiro adaptado (com barras nas paredes): uma banheira, banqueta de parto, bola para exercícios, cama mais larga e às vezes mais verticalizada com barras para a mulher segurar no momento do expulsivo, além de uma argola pendurada no teto para a colocação de um tecido onde a parturiente poderá se pendurar nos momentos das contrações e soltar o peso do corpo. Tudo isso varia de hospital para hospital, pois alguns terão quase todos esses itens, mas outros apenas alguns. O melhor é verificar antes, fazer uma visita e analisar se é isso mesmo que a gestante busca.

E o parto na água?
O parto na água tem sido muito difundido ultimamente, lembrando que é a mulher quem escolhe onde quer parir e qual a posição e o local onde se sente mais confortável para trazer o seu bebê ao mundo. Muitas mulheres escolhem o parto na banheira porque a água tem um efeito anestésico muito interessante. Geralmente um banho com água morna ou quente alivia as dores das contrações. Uma imersão na banheira nesse momento final do parto é considerada pela maioria das mulheres como a melhor maneira de lidar com a dor. Além de ser muito significativo receber o bebê embaixo da água onde a transição do útero com o mundo exterior é bem mais suave.

Parto humanizado pode ter anestesia?
Durante a busca de informação, a mulher estuda sobre as anestesias e qual o efeito que poderão ter em seu corpo e no corpo do bebê. A grande maioria delas prefere optar pelo parto natural, mas mesmo assim algumas, no momento do parto, pedem a analgesia. Como disse anteriormente, no parto humanizado as escolhas da mulher são respeitadas. Se ela deseja uma anestesia, ela é feita. Se por algum motivo ela desejar uma cesariana ela também será respeitada.

Quais as vantagens do parto humanizado?
O parto humanizado tem diversos benefícios tanto para a mãe como para o bebê: o respeito à fisiologia do parto, ao corpo da mulher, o tempo certo em que o bebê está pronto para nascer. A mulher pode escolher comer durante o parto, ouvir uma música, estar na sua casa, dormir, caminhar, escolher posições, ter ao seu lado seu companheiro e uma equipe que ela confia. Ela se sentirá amparada e apoiada por uma doula que estará ao seu lado proporcionando métodos de alívio para a dor, sugerindo posições e exercícios, dando apoio emocional e físico durante todo o processo. Nenhum procedimento será realizado sem antes a mulher ser avisada e junto com seu companheiro tomar a melhor decisão.

A equipe humanizada ajudará a mulher a passar pelo momento do parto da forma mais prazerosa possível, e na grande maioria das vezes esses profissionais serão apenas espectadores, pois o próprio corpo da mulher realizará todo o trabalho, sem necessidade de intervenções.

O bebê será recebido num ambiente tranquilo, com luz baixa e será colocado imediatamente no colo da mãe. O parto humanizado preconiza que a primeira hora do bebê é a mais importante e é nesse momento que o vínculo afetivo acontece com a mãe de forma mais intensa. O bebê começa a procurar o seio da mãe e os profissionais humanizados ajudarão a mulher na primeira mamada. A pesagem, a medição, o banho e a aplicação de vacinas serão feitos somente depois de algumas horas, quando a mãe desejar.

É possível fazê-lo depois de uma cesárea?
Sim, é possível ter um parto normal depois de uma cesariana desde que a mulher tenha um intervalo de 1 ano e meio ou 2 anos após a cirurgia.

Juliana Coutinho Oliveira – Doula