Humanização em Saúde:Uma clínica ampliada

13 votos

Boa Tarde rede humanizaSUS!!!

 

Conceituando e tendo como base textos sobre clínica ampliada, observamos que na área da humanização em saúde, mesmo com investimentos de políticas públicas e de tecnologias, o cuidado humanizado ainda consiste um aspecto "carente" nas suas práticas e o desafio entre o cuidador/profissional e o que é cuidado.

Para tal, a Política de Humanização da Atenção à Saúde tem como conjunto de estratégias, alcançar a qualificação da atenção e da gestão em saúde no SUS. A gestão no SUS caracterizando como uma rede humanizada lida com todos os sujeitos, gestores, trabalhadores de saúde, usuários e todos os cidadãos.

Podemos dizer que a Rede de Humanização em Saúde é uma rede de construção permanente e solidária de laços de cidadania. Trata-se, portanto,de olhar cada sujeito em sua especificidade, sua história de vida, mas também de olhá-lo como sujeito de um coletivo, sujeito da história de muitas vidas.

"Humanizar a atenção e a gestão em saúde no SUS se coloca, dessa forma, como estratégia inequívoca para tais fins, contribuindo efetivamente para a qualificação da atenção e da gestão, ou seja, atenção integral, equânime com responsabilização e vínculo, para a valorização dos trabalhadores e para o avanço da democratização da gestão e do controle social participativo". (PNH, 2004, p. 09).

Compartilho para leitura a Política de Humanização da Atenção à Saúde:

Link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf