Para que Serve a Utopia?

12 votos

utopia.jpg

Para que serve um sonho?

A pergunta parece um tanto desmedida. Porem várias respostas já foram produzidas. Na Bíblia José do Egito conquista prestígio e poder ao interpretar os sonhos do faraó. Na Grécia antiga muitos oráculos eram mantidos a ouro e prata para que as pitonisas vissem nos sonhos os mais belos e terríveis presságios. O sonho sempre teve esse ar de mistério, um desafio que exigia ser compreendido para instrumentalizar a ação do snhador.

Como a ciência adora mistérios, buscou uma solução material para os sonhos. Talvez a mais famosa solução seja a que Freud encontrou. Um sonho é uma forma simbólica de realizar desejos inconscientes. Seu conteúdo manifesto não nos diz muita coisa. Cabe agora ao intérprete, manejando um instrumento chamado psicanálise, encontrar elos ocultos ao próprio sujeito que sonha e lançar um facho de luz no imenso e quase inexplorado território chamado inconsciente.

Mas existem sonhos diferentes. Sonhos que manifestam desejos conscientes não só pra um indivíduo mas para muitos, milhões. É portanto um sonho coletivo. Os filósofos chamaram esse sonho coletivo de “Utopia”, literalmente um “não lugar”, espaço inexistente que nos provoca a realiza-lo.

No vídeo abaixo Eduardo Galeano nos fala um pouco desse sonho. Do direito que temos de delirar em busca dele e nos oferece uma resposta sobre para que serve a utopia.

Bons sonhos para os que lutam pela humanização!