Humanização na Saúde: um ensaio em sala de aula

13 votos

   Esse post se refere ao meu relato de experiência numa disciplina chamada “O psicólogo no SUS”, presente na grade curricular do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso ministrada pelo professor Sérgio Aragaki no segundo semestre de 2014. Também participaram dessa experiência os psicólogos residentes Bárbara Guerreiro, Fabíola Brandão, Franklin de Oliveira e Renata Laureano. A disciplina teve duração de 60 horas e foi ofertada para residentes do primeiro e do segundo ano.
   Vale destacar o processo de ensino-aprendizagem vivenciado por nós, durante esse período, sob coordenação do professor Sérgio Aragaki. Para a realização da disciplina, alguns princípios foram negociados entre nós com intuito de atingir seus objetivos e facilitar nossa aprendizagem. Aqui, farei uma analogia de nossos princípios com os princípios da Política Nacional de Humanização do SUS, mostrando que estes últimos podem ser ampliados, no sentido metafórico ou não, para espaços educacionais como a sala de aula.
   Um dos princípios da Política de Humanização do SUS se refere ao fortalecimento e estímulo a “processos integradores e promotores de compromisso e responsabilidade”. As atividades planejadas para essa disciplina foram construídas a partir de um acordo e avaliação contínua entre os membros participantes. Um dos acordos diz respeito à co-responsabilização nessa construção sendo posto como exercício de implicação individual/coletiva no processo educacional. Tal modo de “fazer”, por conseguinte, favoreceu ao compromisso de todos participantes a contribuírem ativamente às aulas.
   Outro princípio da Política Humaniza SUS, remete à utilização de informação, comunicação e educação permanente como ferramentas favoráveis à autonomia e protagonismo de sujeitos e coletivos. Esse princípio pode ser encontrado no modo como os conteúdos da disciplina foram escolhidos. Todos os membros selecionaram os temas a serem explorados conforme sua prioridade na realidade prática do trabalho em saúde. A informação era extraída por via de recursos didáticos como artigos científicos, documentários, palestras, textos de relato de experiência e, não menos importante, troca de experiências dos próprios membros. Esse tipo de aprendizado se faz com o desenvolvimento de uma comunicação com qualidade entre os membros do grupo.
   Por fim, o último princípio de Humanização do SUS a ser destaca se refere ao fortalecimento do trabalho em equipe multiprofissional, além da trandisciplinaridade e grupalidade. Nesse sentido, várias discussões durante as aulas problematizaram a urgência de aprimoramento desse modo de trabalho já que este tem resultado numa rede de  intervenções visando à integralidade da saúde. Ademais, foi realizado convite a outros profissionais residentes para participarem dessas discussões.
   Pode-se dizer,pois, que foram incrementados novas estratégias de ensino-aprendizagem à ementa da disciplina “O psicólogo no SUS” cuja modalidade,agora, é prática e seu desenvolvimento é um ensaio de humanização em plena sala de aula. Além disso, é um tanto provedor de auto-reflexões acerca de nosso papel social enquanto psicólogos trabalhadores do SUS.