Construindo o cuidado em rede

13 votos

01.jpg

Gestores da SESAPI e trabalhadores da Atenção básica de Saúde, apoiadores institucionais e  a Consultora da PNH para o Estado do Piauí, estiveram reunidos no período de 26 a 28 do mês de fevereiro, para uma construção coletiva da programação do curso: Construindo o cuidado em rede a partir do acolhimento na Atenção Básica.

O Curso tem como finalidade qualificar as equipes das Unidades Básica de Saúde  dos 31 municípios que compõem o território da Região Entre Rios do Estado do Piauí, para que sejam capazes de se responsabilizar e atuar na realização de ações coletivas em rede, para dar respostas resolutivas às necessidades dos usuários.

“As equipes de saúde da atenção básica, seus trabalhadores, têm que estar abertos para perceber as peculiaridades de cada situação que se apresenta, buscando agenciar os tipos de recursos e tecnologias (leves, leve-duras e duras) que ajudem a: aliviar o sofrimento, melhorar e prolongar a vida, evitar ou reduzir danos, (re)construir a autonomia, melhorar as condições de vida, favorecer a criação de vínculos positivos, diminuir o isolamento e abandono”

Tem sido uma das prioridades da saúde pública do estado, com o apoio da equipe de apoiadores da Política Nacional de Humanização, implantar e fortalecer o acolhimento, e o Acolhimento com Classificação de Risco nos hospitais de pequeno porte e nas UBS.

O curso é uma iniciativa da SESAPI através da Coordenação do Projeto QualiSUS, em parceria  com o COSEMS, Ministério da Saúde e a PNH, e envolverá a participação de aproximadamente 1500 trabalhadores das UBS, e será realizado em três módulos.

O  Módulo I será realizado no período de 02 a 07 deste mês, com as temáticas: Atenção em rede na Perspectiva local; Construindo o Cuidado em Rede a partir do Acolhimento na Atenção Básica e Fluxograma do Acolhimento aos usuários na UBS.

O curso segue uma metodologia ativa, enriquecida com situações problemas,  trabalho em grupo, exibição de vídeos , debates, atividades de dispersão com práticas nos serviços, fomentando o protagonismo dos participantes.

Durante os dias 27  e 28 os facilitadores estiveram reunidos em Teresina, para a qualificação de todo o grupo, para a condução do curso.

A equipe organizadora é composta por Cristiane Moura Fé (SESAPI), Lúcia Vilarinho (UFPI), Ana Eulálio (SESAPI), Annatália Gomes (MS/PNH), Waltânia (SESAPI), Ioli Piauilino (SESAPI) Soraya e Clara Nolêto (apoiadoras da Rede Cegonha).