Hospital Estadual Américo Brasiliense foi eleito o melhor hospital com internação humanizada do estado de São Paulo

12 votos

   A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realizou no mês de dezembro de 2014, em São Paulo, a quarta edição do prêmio “Melhores Hospitais do Estado”. Nesta edição, o HEAB recebeu o prêmio de melhor Internação Humanizada, com 87,9% de aprovação dos usuários, além de ser finalista na categoria Internação Geral.

   A pesquisa foi realizada com 158 mil usuários de 950 estabelecimentos de saúde com convênio SUS por meio do envio de formulários para a casa dos pacientes. Eles indicaram seu nível de satisfação em relação ao serviço, infraestrutura, limpeza, qualidade do atendimento e qualidade das informações fornecidas pelos funcionários de cada unidade.

   Para o Diretor Geral do HEAB, essa premiação representa o trabalho de sucesso realizado pelos colaboradores do Hospital Estadual Américo Brasiliense. “Essa premiação tem um gosto muito especial, pois as opiniões dos usuários e acompanhantes atendidos pelo SUS no estado de São Paulo e o trabalho dos profissionais que atuam nas enfermarias foi fundamental para conquista deste prêmio”, afirmou Dr. Tales Rubens de Nadai.

   No HEAB, a humanização é abordada como uma ferramenta imprescindível para o enfrentamento dos problemas que dificultam o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), como: descontinuidade de seguimento em rede com os municípios, a ausência de valorização da participação da família durante a internação e no pós-alta, pouca utilização da voz do usuário e do trabalhador como ferramenta de gestão do serviço, resistência no trabalho em equipe multiprofissional, entre outros.

 Para a coordenadora multiprofissional e presidente da Comissão de Humanização do HEAB, o prêmio simboliza o resultado do trabalho de todos os colaboradores envolvidos em prol de uma saúde pública mais eficiente e de qualidade. “Valorizamos a humanização como uma estratégia de interferência positiva nos serviços de saúde e é uma meta diária em nosso trabalho. Além disso, a realização destas ações só é possível com a participação dos colaboradores de todas as áreas, que garantem um olhar integral ao usuário durante seu período de internação, que vai desde a hotelaria até os cuidados clínicos”, disse Cleice Levorato.

  Em consenso com o preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH) e Política Estadual de Humanização (PEH) e pensando em qualificar o atendimento, reconhecendo a importância da humanização nos processos de trabalho, o HEAB desenvolve algumas ações que favorecem a ampliação do conceito e do olhar sobre a saúde pública, como: acompanhante independente da idade, inclusive na Unidade de Terapia In¬tensiva (UTI); horário de visita estendido; equipe multiprofissional; Grupo de Orientação de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar (GOTNE); Grupo de Orientação aos Cuidadores do Programa de Reabilitação Neurológica (GOC Neuro); Grupo de Acolhi¬mento ao Luto; Grupo de Trabalho do HEAB; Reuniões de Discussão de Casos Clínicos; Rede de Apoio Espiritual; Canal Aberto ao Colaborador (CACO) e Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.), por exemplo.

  Além do HEAB, mais duas unidades administradas pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP-USP também foram premiadas: a Farmácia MEDEX de Franca e o Hospital Esta-dual de Ribeirão Preto.

  A pesquisa foi dividida entre os hospitais da capital e do interior subdivididos nas seguintes categorias: Melhor Hospital, Internação, Internação Humanização, Destaque, Parto Humanizado, Ambulatório e Farmácia, com o objetivo de monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário.

O prêmio Melhores Hospitais do Estado é um reconhecimento aos profissionais que dedicam seu conhecimento e empenho para cuidar da saúde dos usuários com respeito e qualidade.

 img_9655.jpg

melhores_hospitais_15_12_2014_foto_cassio_de_paula_heab_19.jpg