VER-SUS no Vale do São Francisco: Ressignificando a Formação de Profissionais da Saúde

11 votos

A III Edição do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) no Vale do São Francisco está ocorrendo nos municípios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, no período de 11 a 17 de janeiro. O VER-SUS é realizado através de uma parceria da Rede Unida com o Ministério da Saúde e estudantes da graduação, e consiste numa importante ferramenta de educação em saúde que visa ressignificar a formação acadêmica, ao estimular os viventes a se integrarem e militarem em favor do Sistema Único de Saúde.

dsc_0472.jpg

Durante estes 7 dias, 52 discentes de diversos cursos e de diversas universidades estão alojados na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde dormem, fazem suas refeições, interagem e debatem sobre a importância da defesa do sistema de saúde pública do nosso país.

O destaque do projeto são as vivências realizadas para conhecimento do território e dos serviços de saúde da região, em todos os níveis de atenção. UBS, CAPS, UPA, SAMU, CTA e Hospitais são exemplos de locais de visita que servem como disparadores para discussões sobre Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Saúde Mental e Determinantes Sociais da Saúde.

No entanto, visando gerar a compreensão de que saúde não se resume aos serviços de saúde, foram realizadas vivências em espaços como Delegacia da Mulher, Conselho Tutelar e Centros de Referência de Assistência Social para se discutir como o processo de violência e de vulnerabilidade socioeconômica interferem na saúde dos usuários, sempre ressaltando o poder de atuação dos viventes enquanto estudantes e futuros profissionais da saúde.

O debate sobre opressão e saúde da população negra foi realizado após a vivência no Terreiro de Candomblé Ilê asé ayra Onyndankor, onde os viventes tiveram a oportunidade de refletir sobre preconceitos e despertar a atenção para as particularidades da Saúde da População Negra, com destaque para o combate do Racismo Institucional, de acordo com a recente campanha lançada pelo Ministério da Saúde SUS sem Racismo.

Devido à presença marcante da população do campo da região do Vale do São Francisco, como comunidades de assentados, ribeirinhas, quilombolas e indígenas, a saúde do Campo também esteve em destaque no VER-SUS. A partir de uma vivência no Assentamento Água Viva do MST os estudantes puderam conhecer a realidade da população que vive fora das cidades e discutir temas que vão ao encontro da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, das Florestas e das Águas.

O VER-SUS no Vale do São Francisco cumpre o seu objetivo de possibilitar que estudantes universitários conheçam os serviços do SUS na região. No entanto, vai muito mais além, ao incentivar o debate político e ressaltar a capacidade da participação popular para a construção de um SUS cada vez mais forte.

dsc_0449.jpg

dsc_0571.jpg

dsc_0599.jpg

dsc_0487.jpg

dsc_0549.jpg