Cuidados em Oncologia: O SUS acolhe e resolve!

12 votos

20141225_101318.jpg

Uma experiência recente passada pela minha cunhada e por meu irmão: o diagnóstico de câncer nela.

Muitos momentos de angústia e ansiedade.

Dúvidas sobre o futuro e sobre o presente.

E, junto com toda essa turbulência, um sentimento: tinham sido acolhidos e estavam sendo muito bem cuidados por uma equipe do Hospital e Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha, uma instituição municipal, localizada na zona norte de São Paulo, próximo de onde residem.

(A foto é do dia da alta, com um pequeno grupo do grande número de profissionais que a/o atenderam).

20141225_102451.jpg

Decerto todo o cuidado, atenção, carinho, informação e resolubilidade tiveram papel fundamental nessa vivência.

Conhecendo as pessoas que trabalham nesse hospital (enfermeiras, auxiliares de enfermagem, médicos, médicas, agentes de portaria e de segurança, profissionais da higienização etc.) temos certeza de que o SUS não é só um conjunto bonito de letras, uma lei que fica só no papel. Esse SUS existe. Apesar de tantos interesses e esforços contrários, esse SUS pulsa forte. Acolhe. Cuida. Resolve. Enfrenta as doenças e produz saúde.

Agradecemos muitíssimo por tudo o que foi feito para minimizar a dor, a angústia, a ansiedade, o desconforto e as fantasias terríveis que surgem nessas horas.

20141225_101615.jpg

Esse SUS real não é isento de problemas e dificuldades, tal como qualquer outra coisa na vida. A lista com a identificação da equipe médica estava desatualizada. Tivemos que esperar mais de 40 horas para conseguir conversar com uma médica que nos desse informações sobre a cirurgia e sobre a situação e sobre o processo de recuperação. Ela nos informou que estava responsável por vários setores devido ao feriado.

Saber que temos direitos e deveres como usuários e usuárias é super importante e nos auxilia muito.

Esperamos que o hospital resolva os problemas advindos do baixo número de profissionais nos dias de feriado, assim como atualize a lista que deve ser afixada para que saibamos quais os/as médicos/as estão trabalhando naquele dia e em que horário. Isso é também uma maneira de cuidar dos/das profissionais e valorizar o trabalho em saúde e o próprio SUS.