Projeto de Gestão Participativa da PNH em Vila Velha receberá o Prêmio INOVASUS 2014

11 votos

inovasus-300x117.jpg

A Secretaria de Saúde de Vila Velha, no Espírito Santo, fechou o ano de 2014 em festa. O município conquistou o primeiro lugar do prêmio INOVASUS ao adotar os princípios da Política Nacional de Humanização

“Recebemos a notícia do prêmio com muita alegria e empolgação. Para toda a equipe, o prêmio significa o reconhecimento de um trabalho complexo, focado no coletivo, e mostra que estamos no caminho certo”, afirma Carla Lima , subsecretária de saúde da Prefeitura de Vila Velha, lembrando que o projeto premiado  resgata a autonomia dos trabalhadores de saúde, agiliza a comunicação intersetorial, criando mecanismos democráticos de decisão, com objetivo de melhorar a oferta de serviços à população.

A gestão participativa, que inclui gestores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde, é um marco na democratização do SUS. Entre as diversas conquistas dos últimos dois anos, Lima destaca a criação do Colegiado Gestor Municipal e do Grupo de Apoiadores, que atua nas unidades de saúde. Na visão dela, os objetivos do projeto de cogestão não poderiam ser alcançados sem a aderência dos trabalhadores, o apoio da gestora municipal, a secretária municipal de saúde, Andréia Passamani Barbosa Corteletti, e do prefeito, Rodney Miranda. “A secretária acreditou no projeto e atravessou conosco os momentos de   turbulência”, diz ela, “e o prefeito teve um papel fundamental ao apoiar a equipe e permitir os avanços necessários. Acho importante destacar isso, pois a implantação desse  projeto surgiu da demanda dos gestores.”

A cerimônia de entrega do Prêmio está prevista para março  de 2015. No ano que vem, a subsecretária anuncia que a meta é aprimorar o projeto, ampliando o número de apoiadores institucionais, investindo em processos de formação continuada e fortalecendo a participação popular, com conselhos locais de usuários do sistema de saúde.

 

O papel da humanização

De acordo com Lima,  o projeto premiado de cogestão foi implantado graças ao apoio e à metodologia da Política Nacional de Humanização-PNH. Com  os apoiadores da PNH toda a equipe se sentia acompanhada e segura”, diz a subsecretaria de saúde.  “No início de 2013, Fábio Alves foi indicado para ser o nosso apoiador e ficou até o inicio de 2014, quando assumiu a coordenação  nacional da PNH. Então chegou o Pedro Ivo Freitas Yahn, coordenador da PNH na região sudeste, que nos acompanhou de perto durante este ano.”

Alves lembra que, no início de 2013, os debates em torno da Organização da Gestão mobilizavam as equipes, marcando a radicalidade com que os novos gestores compreendiam o projeto para o setor de saúde. “A coragem dos dirigentes fez com que Vila Velha fosse acumulando  vitórias”, diz o coordenador nacional da PNH, pois a situação era muito complexa. “Era o início de um novo governo e, na época, presenciamos um coletivo de trabalhadores muito desarticulados na defesa do SUS local, e sem esperanças em relação a qualquer proposta nova”. Para Alves, a PNH tocou num processo de aprendizagem profundo e respeitoso com os trabalhadores e com o grupo de gestores da Secretaria de Saúde de Vila Velha. “Estou muito feliz por todos eles e pela contribuição da PNH. Tenho certeza de que o Prêmio INOVASUS revela a grandeza deste movimento.”

Para Pedro Ivo Freitas Yahn, coordenador da PNH na região sudeste, “o diferencial da PNH é que ela não acontece por meio de portarias e sim por meio de experiências e é exatamente nesse ponto que entra o apoio institucional. O que nós apoiamos é a transformação”, afirma.  Ele avalia que o reconhecimento  tem um peso especial porque dá visibilidade a um novo modelo democrático de gestão.  “Esse prêmio é mérito dos trabalhadores e da equipe gestora de Vila Velha e revela o quanto eles caminharam no sentido da autonomia e do protagonismo. Tomara que essa experiência contagie outros municípios do Espírito Santo”. 

 

Sobre o Prêmio INOVASUS:

O objetivo do Prêmio é identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras em gestão do trabalho. Em 2014, foram premiados 30 trabalhos de todo país e distribuídos prêmios no valor total de R$ 2,1 milhões.

Veja mais no  clicando aqui.

 

*Equipe de Comunicação e Jornalismo da Política Nacional de Humanização (PNH/MS)

Jornalista responsável: Sheila Souza