Lançamento do Comitê de Humanização do HPSM Mario Pinotti – Belém/PA

13 votos

20141126_201630820_ios_0.jpg

No dia 01/12/2014 foi realizado o lançamento do Comitê de Humanização do HPSM Mario Pinotti do município de Belém/PA. Envolver trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde – SUS – com os princípios, diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), fortalecer iniciativas de humanização no HPSM e propor intervenções que aprimorem a rede de atenção em saúde são alguns dos objetivos do Comitê. O maior hospital de portas abertas da região formou o grupo, inicialmente de 22 profissionais, todos engajados para intervir na melhoria dos processos de trabalho e qualidade da produção de saúde.

De acordo com o coordenador do comitê do HPSM Mário Pinotti, Dr. Raimundo Arias, humanizar é oportunizar que as palavras dos envolvidos sejam reconhecidas por todos. “Essa é a oportunidade de organizar o SUS e o HPSM no sentido de fazer com que se melhore a qualidade dos serviços prestados, com uma atenção mais resolutiva, que faça o bem para o usuário. O grupo vai partir dos problemas maiores que são identificados pelas pessoas que compõem o hospital, e fazer uma proposta de intervenção e atuação para corrigir as ações indesejáveis”.

O Comite do HPSM é o primeiro coletivo organizado de humanização do município de Belém oficializado no ano de 2014, em razão do engajamento e fortalecimento do próprio grupo. O objetivo é envolver trabalhadores, gestores e usuários na intervenção nos processos de trabalho e na qualidade de produção à saúde.