Contaminaçao de chumbo em Santo Amaro,Efeito comprovado,sem soluçao e sem resultado!!

12 votos

                          O RASTRO DA DESTRUIÇÃO.

 1º PARTE

A população da cidade de Santo Amaro da Purificação (BA), distante cerca de 100 km de Salvador, vem sofrendo ao longo dos  últimos 40 anos, com as conseqüências da poluição e a contaminação pelo chumbo (Pb) e  cádmio (Cd), em nível endêmico.
 
Neste período foram produzidas e comercializadas cerca de 900 mil toneladas de liga de chumbo, gerando um passivo ambiental de milhões de toneladas de rejeito e cerca de 500 mil toneladas de escória com 3% de concentração de chumbo. Pelos valores atuais do chumbo no mercado mundial, o empreendimento instalado naquela cidade baiana, durante sua vida útil, faturou cerca de US$450 milhões.
 
A multinacional produziu e comercializou 900 mil toneladas de liga de chumbo e gerou um passivo ambiental de 3 milhões de toneladas de rejeitos e cerca de 300 mil toneladas de escória com alta concentração de chumbo.
 
Quando a empresa encerrou as atividades, em 1993, deixou para trás um rastro de destruição e doenças. A escória exposta a céu aberto espalhou chumbo pelas ruas, pelos rebocos das residências, no solo e na água do rio Subaé, que arrastou o metal pesado para a Baía de Todos os Santos.
 
Os danos causados ao meio ambiente tiveram como conseqüência a contaminação da população santamarense, principalmente os ex-trabalhadores e moradores do entorno da fábrica.
 
Surgiu então o saturnismo, uma doença que afina os braços, paralisa as mãos, provoca dores agudas, causa impotência sexual nos homens e aborto e má formação fetal nas mulheres. 
 
Por causa do excesso de metais na água e no solo, outras doenças como anemia, câncer de pulmão, lesões renais, hipertensão arterial, doenças cérebro-vasculares e alterações psicomotoras também foram identificadas.
 
E todo o absurdo relatados com o  aval, autorizaçoes,  licenças ambientais e da inércia dos governantes em todas as esferas do governo,da representaividade da justiça  e de todos os conselhos e suas  instâncias, tanto ambientais como os conselhos de  saúde,sabedoras do assunto,que repercutiu a nivel internacional,que a até hoje  sem resultados concretos e decente ao caso,ausentando e se esquivando da responsabilizaçao da UNIAO ,desse rastro de destruiçao,onde ate entao, nunca se viu politicas emergenciasi de saude( diagnostico, tratamento) dentro do municipio,sem hospital municipal, e  nem se quer existe
100 % SUS,alem de duas(2) filantropias de pequeno porte,e um hospital  tercerizado,onde presta serviço pelo SUS  por cotas limitadas, atendimentos emergencias, e primarios, O “Estado´´se manteve estaticamente omissa, des de entao,perguntamos á onde estao os direitos humanos ? os diretios  a saude? garantidos  por leis do SUS? lei 8080 e 8.142
  Seguira a continuaçao do Episodio 
``Contaminaçao por  chumbo em Santo Amaro efeitos comprovados sem soluçao e sem resultado!´´
aguardem!!
O RASTRO DA DESTRUIÇAO !
MOPS – SANTO AMARO – BA