Roda de Conversa em Alagoas – Integralidade e Promoção à Saúde: tensionamentos entre a formação e a prática profissional

18 votos

 

10245374_761887533846979_8817948098823348158_n.jpg

 

Na última quarta-feira (12/11) foi realizada uma Roda de Conversa sobre "Integralidade e Promoção à Saúde: tensionamentos entre a formação e a prática profissional". O evento contou com a participação de estudantes dos curso de Psicologia, Serviço Social e Enfermagem.

A proposta surgiu durante a apresentação dos Seminários Integradores da disciplina de Estágio Básico I, no curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC. O seminário teve o objetivo de aproximar os estudantes das diversas práticas produzidas pelos psicólogos na rede de serviços em Maceió. 

Importante considerar que a disciplina de Estágio Básico se coloca como dispositivo que busca aproximar as dimensões teóricas e práticas da formação, antes vistas como distintas e operacionalizadas de modo dissociado, tanto em seu aspecto cronológico, quanto epistemológico.

Assim, buscamos superar a concepção e o modelo tradicional de estrutura curricular que concentrava toda a prática no final do curso e transformava os estágios finais no grande e efetivo momento de aquisição de competências e habilidades profissionais.

Essa nova modalidade de estágio tem procurado antecipar tais experiências, apontando para a indissociabilidade entre teoria e prática, buscando estimular a construção de uma perspectiva crítica sobre os fenômenos psicológicos, problematizados a partir de experiências concretas no cotidiano, privilegiando o diálogo entre os estudantes e a rede de atenção e serviços para a população na cidade de Maceió.

A organização do Estágio Básico busca ainda problematizar as dimensões conceituais da promoção à saúde, a integralidade, a transversalidade e as redes de atenção à saúde; a partir do desenvolvimento de projetos de intervenção psicossociais na rede sócio-assistencial de Maceió.

Desta forma, considerando que o sujeito se constitui de forma multifacetada e que as diversas áreas da saúde devem integrar-se para produzir o cuidado, buscamos produzir este espaço de conversação entre os diversos estudantes do curso de Psicologia e demais áreas para potencializar e ampliar o debate da sala de aula.

A iniciativa foi da própria turma (4º período A/Noturno) que fez o convite para a construção da Roda de Conversa e contamos com a presença do apoiador da PNH para Alagoas, o professor doutor Sérgio Aragaki.

sergio.jpg

 

 

Para os estudantes os objetivos foram:

• Problematizar aspectos relativos à formação em psicologia e o trabalho no campo da saúde;
• Produzir espaços de conversas entre estudantes, professores e profissionais para discutir temas sobre Humanização e Integralidade;
• Aproximar o diálogo entre a Psicologia e o Sistema Único de Saúde;
• Problematizar aspectos relativos à formação em psicologia e o trabalho no campo da saúde;
• Aproximar o diálogo entre os estudantes dos cursos da saúde da instituição.
 

Muito bom produzir esta rede para fazer o SUS que dá certo e as escolas formadoras tem um papel importante nesta construção!

 

Há braSUS!
 

3.jpg