A ARTE DO RAPPORT E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONDUTA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE

13 votos

imagem_no_espelho_0.jpg

 

Na Psicologia, na Odontologia, na Medicina ou em qualquer outra área de Saúde o Rapport pode ser aplicado. Embora seja um processo natural que é praticado de forma inconsciente, como qualquer competência humana, pode e deve ter  seu uso de forma consciente . 

Rapport é uma palavra de origem francesa que significa Empatia e vem do termo Rapporter que é o mesmo que "trazer de volta".

O Rapport é uma técnica muito poderosa nas relações humanas incluindo uma atmosfera de respeito e confiança entre duas pessoas  com base numa boa comunicação e numa visão espelhada do outro.Inclui atenção mútua,espelhamento e positividades. É bom lembrar que forçar o Rapport na intenção de manipular o outro é algo perigoso. O rapport é uma arte, uma técnica e um dom.  Fazer Rapport não é aceitar todas as opiniões do outro mas ouvi-lo, respeitá-lo e fazer uma aliança terapêutica com o outro.

Na Odontologia uso o Rapport de forma consciente constantemente, e mais ainda quando percebo um quadro de  ansiedade por parte dos meus pacientes. Considero importante ferramenta no atendimento à Pessoa com Deficiência (podendo ser usado com o cuidador).

"O Rapport é, antes de tudo, um ato de entrega e amor, é interessar-se honesta e verdadeiramente pela outra pessoa,de forma íntegra sem contudo, violentar-se em seus próprios valores e crenças".