PNH conta com mais um apoiador na região nordeste

17 votos

Altair Santos do Lira, nasceu em Salvador (BA), primeira capital do país. Tem 47 anos, é casado, pai de três filhos e trabalha na área da saúde pública há 15 anos.

altair_lira_-_ba.jpg

Atualmente é um dos apoiadores da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde (PNH/MS). Lira é formado em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia da Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, atualmente, é mestrando em Saúde Coletiva, na mesma instituição.

“Minha maior contribuição à PNH é estabelecer pontes, possibilitar trocas para construir um SUS resolutivo, equânime, que respeite as diferenças e as diversidades, um SUS mais justo e respeitoso à todas trabalhadoras, gestoras e usuárias, trabalhadores, usuários e gestores”, afirma Altair.

Lira atua principalmente em temas ligados à humanização da atenção e da gestão do SUS, à saúde da população negra e à doença falciforme. É pesquisador convidado do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, do Ministério da Saúde, e do Comitê de Assessoramento Técnico em Doença Falciforme.

“Espero poder trazer comigo todas as poeiras das caminhadas entre a comunidade negra, entre as pessoas discriminadas, entre a população de rua, as vitimas de violência sexual e de exploração comercial, das pessoas com doença falciforme e participar da gestão no campo da igualdade racial e na gestão da Politica de Humanização da Bahia”, conclui.

Texto: João Paulo Soldati
Imagem: arquivo pessoal

*Equipe de Jornalismo e Comunicação da Política Nacional de Humanização (PNH/MS)