Tenda do Conto na Revista Vida Simples: Aos Cuidadores de Histórias!

25 votos

capa_vida_simples_0.jpg

Amigos e amigas da RHS,
É com imensa alegria que venho compartilhar uma alegre notícia : a nossa Tenda do Conto está na edição de Novembro da Revista VIDA SIMPLES!
Leandro Quintanilha, na coluna “Gente Incrível”, traz de modo breve, mas com muita delicadeza, a experiência da Tenda do Conto:
“A estrutura é simples: reunidos ao redor de uma mesa, com objetos de memória afetiva que trazem de casa, os participantes abrem o coração. Retratos, cartas, livros de poemas, peças de roupa (já teve até um vestido de noiva). Uma pessoa por vez ocupa a única cadeira de balanço do lugar para revelar o que bem entender: “o grupo acaba se revelando uma rede de afeto e solidariedade em uma época de relações tão velozes”. 
[…] Em vez de focar apenas nos sintomas e na doença, os pacientes se concentram nas próprias forças, ancoradas na memória, reavivada pela narrativa, pelos objetos íntimos e pela atenção dos ouvintes…É empatia como tratamento; reconhecimento como remédio.”

À Equipe da Tenda do Conto, à equipe de comunicação da Política Nacional de Humanização (em especial, Deborah de Paula que teceu com alegria e ternura o acontecimento), ao grupo de editores da RHS, dedico esse momento reconhecendo-os como “gente incrível”: gente cuidadora de histórias!vida_simples_2.jpg