Hospitais Santa Lúcia e Santa Helena promovem a “Semana do Coração” no Brasília Shopping

14 votos

mega_heart_por_dentro_do_coracao_-_alan_marques_3.jpg

Entre os dias 14 e 21 de outubro, médicos cardiologistas apresentarão o Mega Heart, na praça principal do centro de compras. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção de doenças cardiovasculares

Brasília, 15 de outubro de 2014 – Em sua 4ª edição, os Hospitais Santa Lúcia e Santa Helena realizam a exposição “Por Dentro do Coração”, de 14 a 21 de outubro, na praça principal do centro de compras, em frente às Lojas Americanas. A abertura foi comandada pelo médico e cientista renomado Dr. Dráuzio Varella, em Talk-Show no dia 13 de outubro, no mesmo local. Para o diretor clínico do Hospital Santa Lúcia, Dr. Cícero Henriques Dantas, o objetivo é chamar a atenção da população sobre hábitos que ajudam a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, e desfrutar de mais qualidade de vida. “A prevenção, com exames de rotina e mudanças de hábitos para uma vida mais saudável, ainda é a melhor forma de garantir a saúde do coração”, ressalta.

Até o dia 21 de outubro, o público terá acesso a uma mega estrutura de coração inflável, titulada como Mega Heart (Mega Coração), montada na praça principal do shopping, onde o público poderá conhecer todos os detalhes do órgão, passeando por dentro dele e conhecendo suas estruturas ilustrativas, com viés educativo. O material faz parte de um projeto elaborado no Texas (EUA), pela instituição Medical Inflatable, com o objetivo de proporcionar aos visitantes uma variedade de recursos, tanto dentro como fora do coração, como: válvulas cardíacas, infecção endocardite, defeitos do septo ventricular, prolapso da válvula mitral, trombo, artérias coronárias, revascularização do miocárdio, entre outros. É a primeira vez que o material estará na América Latina. O Mega Heart possui, aproximadamente, 4 metros de altura, 5 metros de largura e 8 metros de comprimento e já foi apresentado em programas renomados americanos como The Dr. Oz Show – programa de auditório americano, exibido pela Sony Entertainment Television, e apresentado pelo médico Mehmet Oz, desde 2009. 

Na ocasião, quatro médicos cardiologistas dos dois hospitais estarão no local, entre 11h e 20h, para tirar dúvidas aos visitantes sobre o Mega Heart. Segundo a diretora clínica do Hospital Santa Helena, Dra. Gabriela Rebelo Cunha, trata-se de uma oportunidade importante para os brasilienses conhecerem melhor as prevenções e os tratamentos para diversas doenças cardiológicas. “Muitas pessoas ainda praticam hábitos pouco saudáveis, que colaboram para o surgimento de doenças cardiovasculares. Nosso evento busca justamente orientar a população sobre a importância de cuidarmos do nosso coração com prevenções corretas”, explica a diretora.

Desde 2011, o evento – em suas diferentes edições – já recebeu mais de 3,5 mil visitantes em vários shoppings centers de Brasília.

Dia Mundial do Coração – No dia 29 de setembro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial do Coração com um alerta: a cada ano, cerca de 15 milhões de pessoas morrem em consequência de problemas cardiovasculares, número equivalente a 30% do total anual de óbitos no planeta. Segundo a Federação Mundial do Coração, as doenças cardiológicas superam, até mesmo, as mortes por malária, HIV/Aids e tuberculose. Para a OMS, até 2050, a tendência é de que esse número aumente para 1,5 morte a cada 1 minuto.

No Brasil, as mortes por conta de doenças do coração atingem em torno de 394 mil brasileiros todos os anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Outras pesquisas da OMS, centralizadas ao Brasil, mostram números ainda mais preocupantes: até 2040, o número de mortos por doenças cardiovasculares deve crescer em torno de 250%.

Já no Distrito Federal, os dados têm aumentado de forma significativa nos últimos quatros anos, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF. Em 2009, 2.896 pessoas morreram vítimas de infarto agudo miocárdio, derrame cerebral, arritmias cardíacas e de doenças hipertensivas. Em 2012, esse número subiu para 3.040, ou seja, um crescimento de 5%. Ainda não há dados atualizados nos anos de 2013 e 2014.

A Federação Mundial do Coração (na sigla em inglês Word Heart Federation – WHF), informa que 80% das doenças coronarianas no mundo podem ser evitadas somente com medidas preventivas aos fatores de risco que levam às condições patológicas. “Investir recursos para a promoção do esclarecimento da população significa redução de gastos futuros com a saúde”, avalia o Dr. Lázaro Miranda, médico cardiologista, coordenador de Cardiologia do Hospital Santa Lúcia e membro do Fellowship of American College of Cardiology. Segundo o profissional, a cada R$ 1 gasto em campanhas, a economia no tratamento no futuro pode chegar a R$ 4. “Se houver investimento em prevenção, é possível deixar de ocupar leitos hospitalares no futuro, sejam públicos ou privados. Não ocupando esses leitos, a demanda fica por conta das demais patologias”, explica Dr. Lázaro.

Principais causas – Segundo estudos da WHF, o consumo do tabaco é a segunda maior causa para o surgimento de doenças coronarianas (o primeiro é a hipertensão arterial). Atualmente, cerca de 17% da população adulta se declara fumante, um número bastante expressivo. Na década anterior, a porcentagem era de 34%. A redução nos números de tabagistas no Brasil se dá, principalmente, devido a campanhas e às leis que protegem a população não-fumante. “Além das doenças cardiovasculares serem provocadas e/ou pioradas pelo hábito de fumar, você tem vinculado ao fumo 4 mil substâncias nocivas à saúde que também desencadeiam outras doenças como o câncer, doenças vasculares periféricas, degenerativas, pulmonares e obstrutivas”, informa o médico.

Outros fatores de risco para doenças cardiovasculares são verificadas através das taxas de gorduras sanguíneas. A combinação elevada de colesterol e triglicerídeo é considerado o terceiro maior fator para o surgimento de doenças do coração. “O indivíduo que já tenha uma predisposição e vive uma vida estressante, vira uma vítima fácil das doenças cardiovasculares. Sem falar no diabetes, que permeia todos esses aspectos. O açúcar elevado no sangue é uma condição de alto risco para doenças cardiovasculares”, reforça Miranda. A recomendação é que para indivíduos sem histórico familiar e doenças associadas, o checkup seja realizado dependendo da necessidade médica. Já aqueles que constataram em exames preliminares algum risco cardíaco, a indicação é visitar regularmente um cardiologista para acompanhamento dos sintomas.

Dráuzio Varella – Médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, Dr. Dráuzio Varella é formado pela Universidade de São Paulo e estudou medicina na Faculdade de Medicina da USP. No início dos anos 70, começou a trabalhar na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu também o serviço de imunologia do Hospital do Câncer (São Paulo) e, de 1990 a 1992, o serviço de câncer do Hospital do Ipiranga. Deu aulas em várias faculdades do Brasil e em instituições de outros países, como o Memorial Hospital de Nova Iorque, a Cleveland Clinic (também nos Estados Unidos), o Instituto Karolinska de Estocolmo, a Universidade de Hiroshima e o National Cancer Institute, em Tóquio.

The Mega Heart – Criado para proporcionar uma experiência educacional altamente interativa, o projeto americano “Mega Heart” foi criado pela instituição Medical Inflatable, no Texas (EUA). Com 4 metros de altura, 5 metros de largura e 8 metros de cumprimento, o material será montado, pela primeira vez, na América Latina entre os dias 14 a 21 de setembro, no Brasília Shopping. Com a estrutura, os visitantes poderão conhecer todos os detalhes do coração por dentro e por fora do órgão, observar as suas funções cardiovasculares e compreender como ocorrem as doenças cardíacas.

Com uma variedade de recursos, o Mega Heart inclui:

Interior do órgão:    Exterior do órgão:

– Válvulas cardíacas;    – Infarto do miocárdio;
– Infecção endocardite;   – Artérias coronárias;
– Defeitos do septo ventricular;  – Revascularização do miocárdio;
– Prolapso da válvula mitral;   – Stent Coronário
– Trombo.

SERVIÇO²: POR DENTRO DO CORAÇÃO
Quando: 14 de outubro a 21 de outubro de 2014, entre às 10h e 22h.
Local: Praça central do Brasília Shopping, em frente às Lojas Americanas
Quanto: Gratuito
Quem pode participar: Qualquer pessoa.
Observação: Quatro médicos cardiologistas, dos Hospitais Santa Lúcia e do Santa Helena, estarão se revezando no local para fornecer orientações e dúvidas do público nos horários: 11h às 15h e 16h às 20h.