Clube da Caminhada: Outras formas de produção de saúde

17 votos

Clube da Caminhada: Outras formas de produção de saúde

O clube da caminhada é um grupo que teve início com a inserção de uma equipe de residentes multiprofissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes-HUPAA/UFAL na Unidade Básica de Saúde Edvaldo Silva, localizada no bairro de Fernão Velho, no ano de 2011. O trabalho teve continuidade com as turmas posteriores e a equipe atual deu prosseguimento ao grupo com pequenas modificações buscando maior adesão de participantes e um melhor acompanhamento. Tal grupo tem como público-alvo toda a população da comunidade. A adesão ao grupo é predominantemente por indivíduos com Hipertensão e Diabetes mellitus. Os encontros aconteceram duas vezes por semana os quais foram realizadas as seguintes ações: aferição da pressão arterial dos participantes antes e após os exercícios, em seguida uma série de exercícios integrados coordenados pelo educador físico da equipe e ao final de todas as atividades são socializadas informações de saúde o qual foi denominado “Dicas de Saúde”.

As ações do Clube da Caminhada abrangeram todas as áreas do bairro de Fernão Velho. Esta atividade corrobora com as ações preconizadas pela Política Nacional de Promoção a Saúde (2010) que prioriza: “ofertar práticas corporais/atividade física como caminhadas, prescrição de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e de lazer, na rede básica de saúde, voltadas tanto para a comunidade como um todo quanto para grupos vulneráveis” (BRASIL, p.33, 2010).

Constituiu-se em um grupo aberto a todos da comunidade. Foram realizadas entrevistas aos participantes com auxílio de um questionário semiestruturado (APÊNDICE 2) aplicado pelos residentes. Com tais informações produzidas nas entrevistas, os residentes construíram um relatório por meio de estudo descritivo quantitativo do perfil dos participantes do clube da caminhada.

Observando as particularidades dos membros do clube da caminhada e entendendo que se tratava de um grupo heterogêneo, formado tanto por jovens adultos quanto por idosos, percebeu-se na prática que a aplicação dos exercícios integrados, atende as necessidades físicas de tal grupo. No entanto, o maior objetivo relacionado a tais necessidades, foi à melhoria das capacidades funcionais dos integrantes, buscando assim, reestabelecer a autonomia dos mesmos em seus afazeres diários básicos como: andar, subir escadas (sem grandes dificuldades), carregar uma sacola de compras, calçar o próprio sapato, dentre tantas outras. Dessa forma, os exercícios foram realizados em blocos de tempo que variavam de quarenta minutos à uma hora, respeitando uma sequência lógica de etapas para o bom funcionamento dos exercícios físicos: alongamento, ativação do equilíbrio, aquecimento, treinamento de força integral, alongamento dinâmico e relaxamento. Sempre sendo precedido e sucedido da aferição da pressão arterial.

Nas últimas quintas-feiras de cada mês era realizada uma atividade integrada a esse grupo, denominada “Grande Caminhada” a qual era realizada uma caminhada pelo bairro com a população e alguns profissionais da UBS Edvaldo Silva e o do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Após tal atividade, era propiciado aos participantes um lanche com alimentos saudáveis, o qual era feito pelos próprios residentes e com parceria do CRAS.

As dicas de saúde além de possibilitar um momento de educação em saúde aos participantes promoveu o entendimento de uma concepção ampliada de saúde e permitiu uma maior comunicação entre os profissionais e usuários.

 

Objetivos da atividade:

• Promover saúde aos usuários de Fernão Velho;

• Ampliar possibilidades de estilos de vida favoráveis a práticas saudáveis que atinjam os fatores de risco de doenças crônicas não transmissíveis;

• Promover melhorias de qualidade de vida à população idosa incluindo ações de prevenção a riscos de queda e de novos casos de problemas circulatórios bem como de controle dos casos já existentes. 

 

Referência: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3º ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

 

Texto extraído do relatório produzido pelos residentes:

Darllan Hugo da Silva Araújo – Educador Físico
Fabíola Brandão da Silva – Psicóloga
Jéssica Santos Vital- Enfermeira
Júlia Leite Lima- Enfermeira
Laís Nanci Pereira Navarro – Nutricionista
Naélia Monique Moreira Brito Silva – Farmacêutica
Patrícia de Menezes Marinho – Nutricionista
Renata Laureano da Silva – Psicóloga
Rosane Izidório dos Santos Souza – Assistente Social

 

 

 

 

img-20140828-wa0034.jpgimg-20140828-wa0035.jpgimg-20140908-wa0005.jpgimg-20140908-wa0006.jpgimg-20140527-wa0006.jpgimg-20140527-wa0000.jpgimg-20140828-wa0022.jpg