Refletindo sobre o estágio observacional em saúde

17 votos

Texto elaborado  para a disciplina de Introdução à Psicologia da Saúde, ministrada pelo Prof. Me. Douglas Casaroto, no Curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria – FISMA.

 

images.jpg

 

     As organizações não governamentais (ONG) atualmente significam um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituídos por profissionais da área da saúde, educação, voluntariados ou funcionários, mantidas por doações de pessoas físicas, entidades privadas ou até mesmo do estado, o objetivo geral das ONGs são a promoção dos direitos sociais, através de programas e projetos de intervenção nas comunidades desfavorecidas economicamente.

     A psicologia se inseri nesse campo através da área escolar que basicamente se constitui no atendimento a problemas escolares, ONG destinada a crianças e adolescentes tem por objetivo oferecer meios para que evoluam e cresçam as perspectivas de vida destes.

     Um psicólogo que trabalha em uma ONG atua na promoção de saúde desse publico alvo, estimulando suas competências e criando estratégias especificas que permitam a minimização dos problemas decorrentes do grupo, o foco prioritário dessas ações é o fortalecimento da auto estima.

     Segundo a Dadico, O psicólogo que se lança na vida profissional com essa convicção de cumprir um papel social na área educacional e da saúde preventiva, esta sujeito a condições de trabalho muito menos interessantes do que o anúncio, que varias vezes esforça-se para fazer coincidir com a realidade.

     Tendo isto em mente, percebo que a afirmação da autora esta correta, pois recentemente iniciei meu estagio em uma ONG voltada para crianças e adolescentes, e vejo a constante luta que a psicóloga faz para conciliar a reflexão e o fazer, a busca do seu próprio aprimoramento e a busca de alternativas de atuação, encontrando na Psicologia não um conjunto de técnicas, mas auxílio para pensar e superar as contradições da instituição.

 

Bibliografia: LUCIANA DADICO: Atuação do Psicólogo em Organizações Não Governamentais na Área da Educação. São Paulo, 2003.