Tenda do Conto em território pernambucano, entre memórias e afetos

17 votos

img_20140902_222810.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contar histórias, as próprias histórias, não é algo que rotineiramente acontece no nosso cotidiano. Poucas pessoas querem ouvir as outras, pois há tanto a fazer. O encanto com a possibilidade da Tenda do Conto surgiu aqui na RHS, com tantos relatos, tanta vida. A experiência ficou guardada para uma oportunidade de realizá-la também por aqui, com delicadeza e cuidado, assim como tem acontecido por aí. 

Aqui, acontece quinzenalmente o Grupo Memória & Alegria (nome escolhido pelos participantes ao que antes era Grupo de Estimulação Cognitiva), com idosos de dois territórios próximos, que se encontram e trocam muito da vida sempre que juntos. Nesse grupo, são realizadas atividades voltadas à estimulação da memória, linguagem, percepção, motricidade, atividades de vida diária, mas também conversa-se sobre o dia a dia, as pessoas se conhecem pelo nome, sabem onde moram, sentem falta quando um ou outro falta. Em um dos encontros do grupo, foi pedido que levassem ao próximo, objetos que guardam um pouco da memória de suas histórias; algo que ganhou, que comprou, que achou, que tem/guarda com carinho. No encontro seguinte, esqueceram, mas no outro lá estavam os objetos, esperando a hora de terem suas memórias contadas. Algumas pessoas até esqueceram de levar, mas as histórias estavam ali, presentes, independente de objetos ou não.

Cadeira, colcha de retalhos, almofada de fuxico, mesa forrada com tecido de chita, todos em roda. Todos curiosos. Como vai ser isso, meninas? Eles perguntavam e pedíamos para aguardar. Objetos dispostos à mesa. Alguém quer começar? E logo uma delas se levantou, ocupando o lugar de contadora, de sua história. Poucas palavras, uma boneca dada de presente por seu pai em sua infância, e tanta emoção; as lágrimas logo vieram junto, e o grupo acolheu, com muito cuidado, e agradeceu a partilha com olhares cúmplices.

Daí então, muitas outras vieram, com objetos ou não. Primeiro anel de compromisso de um casal junto há muitos anos, única foto guardada de uma infância, moedas e cédulas antigas guardadas como tesouro histórico de uma época bem vivida, presente de uma professora querida, foto de primeiro casamento do atual marido, medalhinha presente da avó querida, história de trela da infância com os irmãos e o medo do castigo do pai contada em meio a risadas, desconfiança de traição em um namoro antigo e a quebra do contato repentina "até hoje", passado nos cortes de cana e presente cuidando das próprias coisinhas, um poema feito durante a juventude e guardado até então sendo declamado, … Tantas, mas tantas histórias, e surpreendentes relatos. 

Dois irmãos que quase não se colocam, levantaram, sentaram na cadeira e contaram as histórias com propriedade, dando risadas, encantando a todos. No olhar notava-se o respeito com cada história e o interesse por cada um que ousava levantar e contar um pedacinho de sua vida. A Tenda do Conto saiu dos desejos de quem um dia se encantou com a experiência de um outro lugar, e se fez viva, de histórias. 

Em terras pernambucanas, em Vitória de Santo Antão, a tenda repercute seu encanto e agora é querida, por muitos corações, que esperam sua história ser contada, mais vezes. Aguardamos, todos, mais um encontro.

img_20140902_221029.jpg