Você é um HomoSUS?

17 votos

homo_sapiens_0.jpgCrédito: Labirintos do Pensamento

Homo-sapiens: "Humano, do latim 'homem sábio', é também chamado de pessoa, gente ou homem. Tem um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a capacidade de resolução de problemas. Outros processos de pensamento de alto nível, como a auto-consciência, a racionalidade e a sapiência, são consideradas características que definem uma "pessoa". (https://pt.wikipedia.org/wiki). Esse termo ficou martelando na minha cabeça e me trouxe a relação: humano e saúde, que compartilho neste post.

Imagine esse ‘homem sábio’, usando seu cérebro altamente desenvolvido em prol da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS? De um ‘coletivo’ que torne o SUS mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo? Do estabelecimento de vínculos solidários? Da defesa de um SUS que reconhece a diversidade do País e que luta por um SUS mais humano? Esse é o HomoSUS!

Penso que humanizar a saúde é um grande passo nessa evolução. Como os Homo-sapiens também, estamos evoluindo, mudando a mentalidade de maneira positiva, fomentando a autonomia e o protagonismo, criando novas oportunidades e novos profissionais, além de pessoas mais capacitadas e que ajudem a melhorar o sistema de saúde.

povo-brasileiro_-_copia.jpg

Somos todos HomoSUS! Independente do gênero. Eu, você e os membros da equipe de Saúde da Família lá de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, que conseguiram uma redução de 30% na taxa de mortalidade entre crianças menores de 5 anos, desde 2007, superando o índice  de 27%  alcançado pelos 191 países membros da Organização das Nações Unidas. Os números de Janaúba podem ser comparados aos da Suíça, com 4,2 óbitos por mil nascidos vivos.

Somos todos HomoSUS! Eu, você e a enfermeira que atende de maneira tão acolhedora, lá na Casa de Saúde Indígena (Casai) em Macapá (AP), que foi capaz de fazer uma idosa, com saúde debilitada, sorrir.

Somos todos HomoSUS! Isso é o SUS: uma conquista de movimentos sociais e da população brasileira. Um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Segundo dados de agosto deste ano, do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, dos quase 194 milhões de brasileiros,  mais de 116 milhões são cobertos por 37.319 equipes da Estratégia de Saúde da Família, em 5.381 municípios, dos 5.565 que existem. Somos o 5º país do mundo em extensão territorial e o Brasil ocupa quase metade da América do Sul.

dab.png

Você é humano? Pessoa? Benévolo? Afável? Então tem potencial para ser o HomoSUS! Afinal todos nós somos beneficiários do SUS, independente da condição financeira. Quer um exemplo? A mãe que leva o filho para ser vacinado  nas Unidades Básicas de Saúde, o cidadão que compra um medicamento na farmácia, autorizado pelo SUS, ou mesmo você quando vai ao supermercado comprar determinados produtos que passam pela vistoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Percebeu como todo mundo no Brasil é usuário do Sistema Único de Saúde?

Sejamos todos HomoSUS!