Apoio Matricial na Educação Permanente pela FIOCRUZ com ênfase nos NASF

15 votos

 

cadernos_nasf.jpg

É com bastante alegria e entusiamo, que venho registrar neste post minha experiência como uma das tutoras do Curso de formação em "Apoio Matricial na Atenção Básica – com ênfase nos Nasf", o qual teve início para os municípios do Rio Grande do Norte, nos ultimos dias  28, 29 e 30 de agosto. Como tutoras, também estamos nos capacitando, a partir da rica experiência trocada com as várias equipes interdisciplinares de Atenção Básica de cada território. Sentir nessas grupalidades a diversidade do fazer cotidiano no SUS, a partir de reflexões pautadas nos processos de trabalho da gestão e da atenção nos remete à exata dimensão do SUS em sua maturidade e avanços, simultaneamente aos desafios encontrados.

A formação que recebemos, durante o processo seletivo para tutoria pela Fiocruz já trazia prenúncios de que os trabalhos com as tríades pedagógicas, e com microintervenções nos serviços da Atenção Básica, seriam instigantes para os educandos, e para nós que fazemos a mediação pedagógica desta formação-intervenção. Porém, quando percorremos nesses dias as atividades propostas trazidas pelo Caderno do Curso em sua formatação final,  (ver uma amostra no ANEXO: parte 2 do Caderno EAD ENSP Fiocruz- páginas 45-48; 70-72. Organizadores: Eduardo Alves Melo e Luciana Alves Pereira), e com os educandos, multiplicaram-se as boas expectativas pela forma como no conteúdo dos textos, e da própria proposta das microintervenções e seus dispositivos disparadores, reconhece-se a PNH enquanto método, diretrizes e princípios permeando essa proposta formativa de educação permanente em saúde ! E destaco assim a frase que me inspirou, (em outro post lido), a publicar essa constatação:

"… a essência do Projeto de Apoio é a formação: O papel do MS na educação permanente deve ser constante e deve ter um modo operante antes, durante e depois do processo.

A turma aqui retratada, envolve os Nasf's de Goianinha, Tibau do Sul, Nova Cruz, Jundiá, Serrinha e Brejinho. Além da nossa Orientadora Juliana Paulo e Silva da Fiocruz-Rio de Janeiro, e a também tutora Angela Kung.

Esse foi apenas o começo de uma trajetória de Educação Permanente em Saúde que para nós, prossegue até fevereiro de 2015, mas a qual com certeza fluirá com muita potência e crescimento para todos nós, e o SUS.

Shirley  Monteiro.

                  img-20140426-wa0001_0.jpg