Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS – Desmistificar é preciso

12 votos

Humanizar: tornar humano; dar condições humanas a. Assim como o significado etimológico da palavra, é que se faz a Política Nacional de Humanização (PNH). Protagonista na ação de diversos atores, a PNH permite por meio de suas ações, dar acesso a condições humanizadas capazes de mudar o atual panorama da saúde no Brasil, provando que, apesar das dificuldades e desafios, o Sistema Único de Saúde (SUS) é real e eficaz.

Pesquisa divulgada, em julho deste ano, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostra que na lista de prioridades do eleitor brasileiro para este ano eleitoral o principal problema e o item mais lembrado foi a saúde.

Previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e na Constituição de 1988, o direito à saúde é uma realização progressiva no país e um importante compromisso do Estado no sentido de adoção de medidas para garantir o respeito ao direito humano à saúde. A PNH contempla a diversidade não só na assistência prestada pelo SUS, assim como na garantia ao direito pleno à saúde constitucionalmente oferecida. Ela reforça o papel do SUS como um Sistema irreversível e concreto, mas que apesar de seus 26 anos de criação, ainda encontra-se carente de aperfeiçoamentos.
Dessa forma, busca-se cada vez mais, a evolução desta política, para que ela se consolide, reforçando cada vez mais o que está previsto na Constituição e na Lei. Somente com a evolução da PNH é que o acesso, a qualidade e a humanização do atendimento serão plenamente desenvolvidos.

Para isso, se faz necessário a atuação em todos os níveis envolvidos no Sistema Único de Saúde – desde a gestão até os usuários –, para que essa rede de diálogo consiga desmistificar o preconceito que a grande maioria da população tem em relação aos serviços oferecidos pelo SUS.

A implementação efetiva da humanização da atenção e gestão no SUS perpassa pelo melhor atendimento ao usuário e valorização dos profissionais de saúde no dia-a-dia dos seus fluxos de trabalhos. É transformar os modelos de gestão e de atenção básica da saúde por meio de reflexões concretas, de maneira integrada com as diversas áreas profissionais e especialidades da saúde. Além de tudo, é tratar a saúde e o SUS como um direito essencial do cidadão, uma conquista da sociedade que deve ser mantida e tratada como prioridade e com ética.

Dessa forma, percebe-se que esse é um dos grandes objetivos da PNH, transformar o que está no papel como política pública em realidade a ser sentida pela população, pelo usuário atendido no SUS.