O SUS que dá certo

16 votos

Olá pessoal!

Como primeiro post gostaria de compartilhar com vocês uma reportagem que fiz ano passado na minha terra, Minas Gerais. A equipe do programa ‘Canal Saúde na Estrada’ gastou muita gasolina e sola de sapato para colher e contar histórias bacanas de pessoas e de projetos inovadores na área de saúde pública – mostrar o SUS que dá certo.

Em BH, visitamos o Hospital Sofia Feldman (HSF). O perfil de assistência da instituição é materno-infantil com todas as internações feitas pelo SUS. Lá, são realizados cerca de 800 partos ao mês, a maioria parto natural. O HSF desenvolve os princípios de universalidade de acesso, integralidade e equidade na assistência à saúde, e participação da comunidade, através do controle social.

No município de Cláudio, o “Projeto Lilás: voz adolescente” é realizado na Unidade Básica de Saúde Dr. Vitor de Souza Amorim com um grupo de adolescentes meninas que vivem próximas à área de abrangência do PSF do Bairro Santa Maria. O projeto aborda questões de prevenção e redução de danos à saúde, já que essas adolescentes têm contato com áreas consideradas de risco social. As meninas participam de oficinas terapêuticas com o objetivo de terem mais acesso à informação, interação e troca de vivências comuns a elas.

Então, já preparou a pipoca? Corre lá e aproveite o vídeo.