Fortalecendo relações e compartilhando fazeres: o Fórum Perinatal de São Paulo em construção

13 votos

São Paulo protagonizou na semana passada efervescentes e frutíferas discussões sobre a Rede Cegonha. Na quinta-feira (21/08) pela manhã, o estado participou de uma vídeo conferência nacional sobre Fórum Perinatal, na sala do DataSUS alocado na Av. Nove de Julho da Capital Paulista.

Este encontro de diferentes atores, dentre eles movimentos de ativistas; área técnica de saúde da mulher e da criança da SES; articuladores de atenção básica e saúde da mulher do Estado; técnicos da secretaria municipal de saúde de São Paulo; trabalhadores da assistência e apoiadoras da Rede Cegonha e Saúde da Criança do MS, possibilitou estreitar relações, refletir sobre princípios e direções da estratégia do Fórum Perinatal no Estado e encaminhamentos, como o mapeamento de movimentos sociais e grupos de interesse nas regiões de saúde do Estado. Este estudo permitirá a implementação dos Fóruns Regionais de forma participativa, inclusiva e com representação dos usuários.

Neste mesmo dia, no período da tarde, foi realizado o seminário Nascer no Brasil, na Faculdade de Saúde Pública-USP. Uma oportunidade ímpar de discutir os principais resultados da pesquisa de mesmo nome e as implicações para políticas públicas em saúde materna e neonatal, com a participação de acadêmicos, gestores, trabalhadores, usuários e movimentos pela humanização do parto.

Na sexta-feira, dia 22/08, fizemos novo mergulho na temática do Fórum Perinatal, desta vez focando na necessária implementação do Fórum no município de São Paulo. Este encontro, também foi realizado na Faculdade de Saúde Pública, com a parceria fundamental da professora Simone Diniz, que convidou para a roda Sônia Lansk, apoiadora matricial da Rede Cegonha/MS. Sônia nos ofertou um aporte conceitual sobre o Fórum e saúde materno-infantil e compartilhou da experiência exitosa deste espaço de co-gestão em Belo Horizonte.

20140822_1131271.jpg

Após a apresentação dos presentes e do reconhecimento do quanto o terreno do município de São Paulo é fértil para esta aposta, como movimentos sociais aquecidos e empoderados e a existência de espaços coletivos de encontro de rede, Sônia inicia sua fala nos tranquilizando, diz que não existe fórmula certa para o Fórum: a sua configuração dependerá de cada local e dos atores que o compõe. Reforça que o Fórum Perinatal faz parte da política pública, é uma diretriz da Rede Cegonha.

Este espaço é responsável por gerir as políticas de atenção à saúde da gestante e recém-nascido, democratizar informação e as boas práticas obstétricas, acionando a co-responsabilidade dos atores. Portanto, ele deve ser um espaço democrático, de participação ampliada, inclusivo e que traga os conflitos pra roda, suscitando problemas e compartilhando tomada de decisões.

Sônia reforça que o Fórum Perinatal é uma oportunidade para quebra de situações instituídas, promovendo reflexão crítica desta situação em espaço coletivo, com a expectativa de também coletivamente ser construído um acordo ético na assistência, baseado em evidências e direitos de mulheres e crianças. Construir consensos e valores, ressignificando o parto e o nascimento!

Em vários momentos Sônia aponta para a importância de incluir os movimentos sociais da formulação à composição do Fórum Perinatal. A participação da sociedade civil é fundamental para minimizar a polarização, ampliar as lentes de análise e aumentar a transversalidade, fazendo deste um fórum gestor potente, deliberativo, de escuta, construção, planejamento e monitoramento das políticas públicas.

São Paulo saiu deste encontro dando o “ponta pé” inicial para a implementação do Fórum Perinatal Municipal. Pactuamos um novo encontro dia 26/09 às 9h, ampliado, com a participação de áreas estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde, coordenadorias, hospitais e outros equipamentos da rede, defensoria pública, Secretaria de Políticas para Mulheres, SES, movimentos sociais, conselhos de classe, apoiadores e demais interessados, para a construção coletiva do Fórum.

O convite oficial deste encontro será posteriormente divulgado.

Salve São Paulo! Avante!