Manual de Acolhimento com Classificação de Risco foi apresentado pelo Coletivo do Piauí

14 votos

Foi apresentado hoje(19) o Manual de Acolhimento com Classificação de Risco, que tem como desafio melhorar a qualidade da assistência e garantir o acesso do paciente aos serviços de saúde com resolutividade. O Manual foi apresentando a todos os diretores de hospitais estaduais e regionais do Estado pelas consultoras da PNH/MS Annatália Gomes e  Marilene Wagner.
Para Marilene Wagner, o Acolhimento é uma diretriz da PNH que mostra a forma como estou me relacionando e dando resposta ao meu usuário. “Não estamos falando de um protocolo de atendimento, mas muito além de um protocolo”, explica.
Segundo ela, o Acolhimento com Classificação de Risco é um dispositivo que permite garantir a assistência, através de uma escuta qualificada, de uma identificação correta, com atendimento rápido de acordo com o potencial de risco ou grau de sofrimento.
O Manual apresentado hoje, vem sendo elaborado pela coletivo do Piauí (Comitê Estadual de Humanização, incluindo Apoiadores da PNH e Apoio Institucional) , além dos consultores do Ministério da Saúde, Annatália Gomes  e Danyelle Monteiro desde junho de 2013, em encontros firmados entre seus elaboradores. "Nos reunimos várias vezes para elaborarmos o cronograma, metodologia, plano de ação e integração com as redes de assistência. Neste  encontro estamos apresentando para, além de tomar o conhecimento, dar opiniões e fazer possíveis alterações", explica a consultora da PNH/MS, Annatália Gomes.
Segundo ela, o material também passou por revisão do Conselho Estadual de Saúde, apoiadores do Ministério da Saúde, e demais parceiros não governamentais, mas com experiências profissionais em atendimento de urgência e emergência.
O manual vai funcionar como uma ferramenta de apoio e decisão interna, de rápida identificação científica do paciente crítico ao menos grave. "Não é só colocar uma fita amarela, laranja ou vermelha em um paciente, mas comprometer todos os profissionais hospitalares, desde enfermeiros a recepcionistas, em realizar um trabalho acolhedor e humanizado", comenta a consultora da Rede Acolhimento e Classificação de Risco, Marilene Wagner.
Com uma linguagem acessível e de acordo com o protocolo de classificação de risco,  o Piauí é o primeiro estado da federação a elaborar esse manual e distribuir para os hospitais da gestão estadual. "Não só pelo lado técnico, mas o lado humano de somar mais pessoas, de trabalho integrado e motivado, contando com a colaboração de todos, com certeza teremos sucessos na execução do nosso ofício", disse o gerente de administração hospitalar, Telmo Mesquita.
O manual contribuirá diretamente para a materialização da Diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), Acolhimento, no âmbito da  Atenção Hospitalar.

manual_de_classificacao_de_risco.jpg