Encontro dos colegiados gestores hospitalares do Piaui

14 votos

026_0.jpg
Hoje (18), aconteceu o I encontro dos Colegiados gestores Hospitalares do Piaui, tendo como objetivos: Fortalecer os espaços coletivos da gestão nas unidades de saúde; propiciar o compartilhamento das experiências resultantes da ação dos colegiados gestores e fomentar a integração dos gestores de saúde e dos membros dos colegiados gestores da rede de saúde.

O evento contou com a participação do Dr. Pedro Leopoldino -representante do Secretário Estadual de Saúde, dos diretores e membros dos colegiados gestores do Hospital Infantil Lucidio Portella-HILP, Hospital Getúlio Vargas-HGV, Maternidade Dona Evangelina Rosa-MDER, sediados em Teresina, dos gestores de vários hospitais municipais, da Rose Delgado – consultora da PNH para a Região Nordeste,  da Drª Milena Martins – Diretora Geral do Hospital Giselda Trigueiro, de conselheiros estaduais de saúde, de professores e de estudantes de cursos da área de saúde, envolvendo 115 participantes.

Após a  auto apresentação dos participantes e da fala dos gestores, a Drª Milena apresentou a experiência da gestão colegiada do Hospital Giselda Trigueiro, ressaltando os caminhos percorridos pela sua gestão para o fortalecimento da gestão participativa, enfatizando as estratégias, os efeitos e desafios superados.

A proposta da gestão colegiada do hospital buscou a transformação do modelo gerencial integrando as três políticas públicas de saúde: Política Nacional de Humanização; Política Nacional de Educação Permanente na Saúde e a Política Nacional para a Saúde do Trabalhador do SUS.

Na sequência, a Rose Delgado debateu a Gestão colegiada como dispositivo para a produção coletiva de saúde.

Os colegiados gestores são espaços coletivos dos gestores, trabalhadores e dos usuários, onde se discute e se toma decisões na unidade de saúde, valorizando o trabalho em equipe, buscando as mudanças necessárias.

A participação não pode ser naturalizada como um fim em si mesmo e nem dissociada das relações sociais, econômicas e políticas. Nesse sentido, a participação deve ser fomentada como uma ação que efetive a construção da cidadania, da produção do coletivo e dos sujeitos. (Escorel e Moreira – 2011)

Na parte da tarde, além do tema: Trajetória da gestão participativa e colegiada no estado do Piauí, debatido por Emília – Coordenadora do GTH do Hospital infantil Lucídio Portella, aconteceu uma mesa redonda com a participação dos coordenadores dos colegiados gestores do HILP, HGV e MDER, onde pontuaram os problemas, avanços e desafios da gestão colegiada nessas unidades de saúde.

Finalizando, foi realizado um debate onde circulou a palavra entre os participantes, seguido de uma avaliação do evento.

Para a maioria dos participantes, o encontro ampliou o conhecimento sobre a gestão participativa e colegiada, e fortalecerá a comunicação, o protagonismo  e os vínculos afetivos entre os gestores, os  trabalhadores e usuários.

024_1.jpg

036.jpg

022_0.jpg

031.jpg